Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Rapaz morre baleado ao apontar arma para a PM em tentativa de fuga

Dupla havia efetuado contra uma casa no bairro São João e quando fugiu para casa foi interceptada no Noroeste

Publicado em: 25 de maio de 2016 às 07:11

Um adolescente de 16 anos morreu na noite de ontem (24/5) em Votuporanga ao tentar fugir da Polícia Militar. Ele estava com um rapaz em uma motocicleta, na avenida José Campos Lários, no bairro Noroeste.

Segundo a ocorrência policial, a dupla havia efetuado contra uma casa no bairro São João e quando fugiu para casa foi interceptada pela viatura.Ao avistar a arma apontada na direção da viatura, um PM atirou. O SAMU e Bombeiros foram ao local, mas o adolescente não resistiu.

Um revólver calibre 38 com uma munição disparada foi apreendido e o parceiro do garoto, que tem passagem policial, foi preso no local.

Em nota, o comandante da 3ª Cia da PM, afirma que as evidências são de resistência dos rapazes. Apesar disso, a corporação abriu um inquérito para investigar o caso. A Polícia Civil também investiga.

Leia a nota da PM:

Na noite da última 3ª feira ocorrência de disparo de arma de fogo culminou em resultado indesejado, morte decorrente de intervenção policial.

Conforme apurado, por volta das 18:00h houve troca de agressões físicas entre dois rapazes, por motivo fútil. Por volta Das 21:30h, um dos rapazes se juntou a um adolescente, que não estava envolvido no caso e em uma motocicleta foram até a residência do desafeto, onde foi efetuado disparo de arma de fogo contra a residência, pelo bairro São João e proferidas ameaças de morte.

Acionada a Polícia Militar para atendimento da ocorrência, diante da informação de que a dupla havia se evadido para o bairro Residencial Noroeste a motocicleta foi localizada e empreendeu fuga, cuja dupla foi abordada quando tentavam adentrar na residência da mãe de um deles. Diante da abordagem, o passageiro desobedeceu às ordens verbais dos policiais para que colocasse as mãos para cima e desembarcou da motocicleta sacando da cintura um revólver calibre 38, direcionando-o para os policiais militares, ocasião que, diante de iminente e real ameaça o policial militar efetuou um único disparo com sua Pistola calibre .40, que atingiu o adolescente de 16 anos, que empunhava a arma, antes que este efetuasse qualquer disparo contra os policiais. O SAMU foi imediatamente acionado, porém, o médico atestou óbito no local.

A Polícia Militar lamenta que resultado tão indesejado tenha ocorrido, diante das circunstâncias acima elencadas. O efetivo da Polícia Militar passa constantemente por treinamentos de Procedimentos Operacionais Padrão, voltados para atuação dentro da legalidade e na preservação de vidas dos policiais, de inocentes e também dos infratores da lei.



Há mais de uma década, ocorrência dessa natureza, morte por intervenção policial não era registrada envolvendo efetivo de Votuporanga. Nesse período, milhares de prisões foram realizadas, no incansável trabalho de combate da criminalidade.

Dentre elas é perceptível, cada vez mais, o envolvimento de adolescentes em crimes graves. Como nesse caso, onde um adulto, egresso do sistema carcerário se envolve em uma troca de agressões, em seguida envolve no problema um adolescente, que tinha em mãos um revólver carregado, com uma cápsula deflagrada, provavelmente utilizada no disparo contra a residência do rapaz envolvido na desavença. Foi apreendido um projétil na referida residência, que será periciado e verificado se partiu da arma apreendida com o adolescente morto.

Compareceu no local dos fatos o Delegado de Polícia e Oficiais da Polícia Militar, sendo instaurado Inquérito Policial pela Polícia Civil e Inquérito Policial Militar pela Polícia Militar para apurar, nos termos da lei, o ocorrido. Os documentos elaborados pelas polícias foram imediatamente enviados à justiça Comum e Justiça Militar, para apreciação dos seus respectivos Ministério Público e Poder Judiciário. O Comandante da 3ª Companhia PM Votuporanga esclarece que a Corporação é legalista e que preza pelo cumprimento das normas e decisões judiciais.



Edson Fávero

Capitão da Polícia Militar – Comandante da 3ª Cia de Votuporanga



Publicidade