Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga reduz 57,49% acidentes de trânsito em 8 anos

Índice positivo na queda de vítimas é reconhecido pela USP. Frota aumentou 61,14% no mesmo período

Publicado em: 22 de julho de 2016 às 08:01

Votuporanga reduz 57,49% acidentes de trânsito em 8 anos
Votuporanga foi reconhecida nacionalmente nesta quinta-feira (21/7) com a conquista de um Certificado de Mérito do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Universidade de São Paulo (USP). Levantamento realizado pela universidade colocou o município entre as cidades do Brasil com os melhores índices de redução de acidentes de trânsito.

Desde 2008, houve redução de 57,49% de acidentes com vítimas para cada mil veículos. São Carlos, por exemplo, apresentou, no mesmo período, queda de 51,49%. “Em 2008, foram 1.131 ocorrências, sendo que, no ano passado, 775, o que significa queda de 31,48% se analisarmos os números absolutos. Quando comparamos com São Carlos, este índice chega não passa de 26,70%”, disse o engenheiro de trânsito Coca Ferraz, coordenador do Núcleo de Pesquisa. Na relação de acidentes para cada 100 mil habitantes a diminuição é de 39,31%.

O estudo foi realizado com base nos dados oficiais de acidentes da Polícia Militar do Estado de São Paulo. “Votuporanga, de acordo com análise, fez um trabalho de sucesso na redução de acidentalidade. O índice de 57% em sete anos é expressivo. Apenas outras três cidades do Estado de São Paulo conquistaram números deste patamar – Jaú, Indaiatuba e Araraquara. Por isso Votuporanga merece o Certificado de Mérito, concedido pelo Núcleo, principal centro de segurança viária do Brasil”, disse.

Frota

A frota de veículos na cidade aumentou em 61,14% no período em que o estudo foi realizado. Outro dado abordado foi o índice de motorização – número de veículo por habitante. Votuporanga possui taxa de 85, muito maior se comparada a de grandes países como França e Alemanha (65), Japão (75) e próxima dos Estados Unidos (90). “Quanto mais desenvolvido é o país, maior a quantidade de veículo por habitante. Isso mostra a pujança da cidade, com alto nível de desenvolvimento social e econômico”, complementou Coca.

O prefeito Junior Marão comemorou o prêmio. “É uma satisfação conquistar o Certificado, da USP, que é a principal instituição de ensino do Brasil. Eles têm núcleo de estudo na área de trânsito do país, que revelou a redução drástica de acidentes em nossa cidade. Isso se deve a diversas ações desenvolvidas, como a criação da Secretaria, sinalização, fiscalização, entre outras. Os números demonstram que estamos no caminho correto, preservando vidas”, afirmou.



Publicidade