OperaçãoDireção Segura, realizada pelo Detran em Rio Preto, multou 25motoristas por embriaguez ao volante, na noite de sexta-feira, dia 7.Durante a blitz, que ocorreunas avenidas Philadelpho Gouvêa Neto e Bady Bassitt, foram aplicados, ao todo, 159 testes de alcoolemia, conhecido popularmente como teste do bafômetro.
Quinze condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e responder a processo administrativo junto ao Detran para a suspensão da carteira por um ano. Segundo o Detran, novemotoristas que foi autuados por ter se recusado a realizar o teste do etilômetro receberá as mesmas penalidades acima.
Um dos 15 motoristas autuados no total, além da multa e da suspensão, responderá na Justiça por crime de trânsito. Ele apresentou índice superiorde 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro. Ele foi levado à Central de Flagrantes, onde afirmou ao delegado plantonista que ingeriu somente três latas de cerveja. O motoristaaceitou realizar o teste de sangue para a contraprova, por isso, foi encaminhado à UPA Tangará, onde colheu uma amostra de sangue. Em seguida, foi liberado. Se condenado, poderá cumprir de seis meses a três anos de detenção, conforme prevê a Lei Seca.
Ação integrada -Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.
(Tatiana Pires –Diário da Região)