A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança, lançará nesta sexta-feira (10/05), às 10h, na Rua Amazonas, em frente à praça da Catedral Nossa Senhora Aparecida (Igreja Matriz), a Campanha de Educação no Trânsito pelo Movimento Maio Amarelo. Neste ano, o tema é “No trânsito, o sentido é a vida”, que reforça a ação “4P - Pare Para o Pedestre Passar”. A campanha será realizada pelo quinto ano consecutivo na cidade e faz parte de um convênio entre a Prefeitura, Governo do Estado de São Paulo e Detran SP (Movimento Paulista de Segurança no Trânsito).
Durante a manhã de sexta-feira, agentes de trânsito e atiradores do Tiro de Guerra abordarão e distribuirão materiais didáticos para toda a população. A “mãozinha do trânsito” também será levada ao local para orientar condutores a pararem para o pedestre passar nas faixas de pedestres.
Dia D O ‘Dia D’ está marcado para 17 de maio, às 9h, no Parque da Cultura. Neste dia, o Prefeito João Dado recepcionará alunos da Rede Municipal de Ensino que realizarão a “caminhada do trânsito”, na “transitolândia”, que será montada no Parque da Cultura. Durante a ocasião, serão distribuídas 4.500 apostilas sobre educação no trânsito para alunos do 1º ao 5º ano. Os agentes de trânsito ainda darão aulas com noções de semaforização e sinalizações. Já a partir do dia 20 de maio, os profissionais ministrarão palestras em todos os 5º anos das escolas municipais.
“Neste ano, a Campanha de Educação no Trânsito pelo movimento Maio Amarelo terá custo zero para o Município, sendo que toda a verba investida foi repassada pelo Estado. A ação contará com divulgação em jornais, rádios e outdoors”, explicou o Secretário de Trânsito, Transporte e Segurança da Prefeitura, Jair de Oliveira.
O movimento O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.