GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

NOVA DIRETORIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA

Órgão conta com representantes de vários setores

Publicado em: 23 de maio de 2019 às 06:48

NOVA DIRETORIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA
A nova diretoria do CONSEG- Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Paulo - Centro de Votuporanga toma posse em cerimônia nesta quinta-feira, dia 23, no plenário da Câmara Municipal de Votuporanga.



A diretoria foi eleita em assembleia geral para o biênio 2019/2020. O órgão colegiado envolve a sociedade civil e representantes dos setores de segurança pública, como as polícias Civil, Militar, Polícia Técnico-Científica, Câmara Municipal, Prefeitura de Votuporanga, entre outros.



Durante a assembleia geral, os integrantesdoCONSEGelegeram por unanimidade como presidente para os próximosdois anos, o jornalista Emerson Bortolaia, tendo como vice-presidente o advogado Walter Francisco Sampaio Neto; 1º secretário, a professora universitária, Elimeire Alves, 2º secretário, o policial civil e professor universitário Jairo Bertelli Gabaldi, o diretor de Eventos, Josivan Batista, alémdos membros natos, o capitão da Polícia Militar e comandante da 3ª CIA de Votuporanga, Érick Reisthatter e o delegado-assistente Seccional da Polícia Civil, Márcio Nosse.






A posse da nova diretoria será feita pelo presidente atualdoCONSEG, o jornalista Bruno Camargo, que comandou o órgão nos últimosdois anos.









OCONSEG:



OCONSEGé um grupo de pessoasdomunicípio que se reúne para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.






Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédiodoCoordenador Estadualdos Conselhos Comunitários de Segurança.






As reuniões ordinárias de cada Conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.




A Secretaria de Segurança Pública tem como representantes, em cadaCONSEG, o Comandante da Polícia Militar da área e o Delegado de Polícia Titulardocorrespondente Distrito Policial.






Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que osCONSEGs representam, hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.Cada Conselho é uma entidade de apoio à Polícia Estadual nas relações comunitárias, e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédiodoCoordenador Estadualdos Conselhos Comunitários de Segurança Evaldo Roberto Coratto.OsCONSEGs, em sua fundação, foram implantados em 522 municípios (municípios populosos admitem mais de um conselho).



São 84CONSEGs na capital, 55 na região metropolitana e 337 no interior e litoral, totalizando 476 conselhos.NovosCONSEGs têm sido homologados pela Segurança Pública. Os Líderes comunitários interessados em participardoCONSEG, devem procurar o Conselho de seu bairro ou município.



A participação da comunidade como um todo é essencial para que a parceria entre a Polícia Civil e a Polícia Militar tenham êxito na prevenção ao combate a criminalidade. E osCONSEGs exercem papel importante nesta política de governo.



PRESIDENTE:

O novo presidentedoConselho Comunitário de Segurança Pública é jornalista, tem 42 anos, casado, possuidois filhos, chefe de Comunicação da Câmara Municipal de Votuporanga; diretordoConselho de Pastores Evangélicos, idealizadordoVotugospel, diretor de um portal de notícias de Votuporanga e região.
Emerson é membrodoCONSEGhá seis anos, ocupou as diretorias de eventos, foi vice-presidentedoórgão no mandatodoatual presidente Bruno Camargo, sendo eleito por unanimidade para comandar a entidade pelos próximosdois anos.



Possui experiência na área de segurança pública, já integrou o Conselho Municipal de Trânsito, Transportes e Segurança edoCOMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas contra as Drogas).



PROJETOS:



Entre as propostas, estão a Vizinhança Solidária, Câmera Solidária,CONSEGItinerante - levar o Conselho e seus membros, acompanhadosdos setores policiais aos bairros da cidade, discutindo, propondo, sugerindo e ouvido a comunidade votuporanguense. E ainda apontar melhorias para a segurança pública de Votuporanga.


Publicidade