Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Secretário de Turismo visita Cardoso

Deputado Carlão Pignatari participou do encontro em hotel fazenda com 55 prefeitos da região

Publicado em: 23 de janeiro de 2017 às 17:26

Secretário de Turismo visita Cardoso
O deputado estadual Carlão Pignatari, líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, e o prefeito da cidade de Cardoso, Jair César Nattes (Tucura), reuniram 55 prefeitos da região Noroeste Paulista para ouvir explanação do secretário de Estado do Turismo, Laércio Benko, em encontro realizado no Hotel Fazenda Foz do Marinheiro, no último sábado (21/01). Também compareceram vice-prefeitos, vereadores e gestores.

O objetivo era apresentar aos prefeitos – reeleitos e eleitos no ano passado – o projeto dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo. Tucura e Carlão recepcionaram os convidados. O deputado explicou aos prefeitos e gestores da área de turismo que é muito importante eles receberem informações dos programas do Governo do Estado, pois há uma constante mudança e as inovações podem proporcionar o repasse de recursos financeiros para os municípios.

Carlão acrescentou que a área de turismo é uma das poucas que ainda oferecem muitas vagas de emprego. “A indústria está se robotizando e agricultura se mecanizando, portanto estamos atravessando um tempo em que as vagas de trabalho estão se reduzindo, enquanto que o setor de turismo sempre gera renda, emprego e desenvolvimento”.

O secretário Laércio Benko explanou sobre o projeto, comparando-o ao Campeonato Brasileiro de Futebol. “É como se tivéssemos as séries A, B e C. Na série A estão as 70 estâncias turísticas, que recebem recursos acima de R$ 2,5 milhões por ano. Na série B, serão incluídos 140 municípios de interesse turístico, que também poderão receber recursos – R$ 600 mil/ano – do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos administrado pelo DADE (Departamento de Apoio as Estâncias). E na série C, estão todos os demais municípios do Estado, mas que podem ser promovidos”.

De acordo com Benko, os municípios precisam fazer um inventário, para descobrir o que têm de importante e curioso e que serve de atração para os turistas. “Pode ser um lago, uma prainha, uma igreja, uma comida típica, algum evento tradicional, etc.. Após o inventário, devem constituir um conselho municipal do turismo e elaborar um plano diretor. De posse desses requisitos, os prefeitos e gestores podem requerer a condição de Município de Interesse Turístico”.

O secretário alertou, porém, que nada é permanente, pois para manter a condição e até mesmo a elevação da estância turística, os municípios devem estar sempre se atualizando. “Têm que fazer por merecer, não podem ficar parados no tempo, ou seja, os que não atenderem os critérios estabelecidos serão rebaixados e outros que atenderem serão promovidos”, concluiu.

Para o deputado Carlão Pignatari, foi um encontro muito proveitoso, pois “além da exposição de um programa muito importante, os novos prefeitos puderam se conhecer e estreitar os laços de relacionamento. É importante que nos mantenhamos unidos, pois assim a região pode crescer de forma uniforme e harmônica. Quero parabenizar o prefeito Tucura pela organização e também aos proprietários do hotel fazenda, Valéria e Wilsinho Foz pela bela acolhida proporcionada a todos”.

Publicidade