Numa iniciativa inédita, a Prefeitura de Votuporanga adotou uma balança de pesagem de cargas de caminhões, instalada na sede da Patrulha Agrícola do município, localizada no bairro da Estação. O dispositivo tem sido usado para a aferição e comprovação do peso de materiais comprados pela gestão municipal com fornecedores externos e que são entregues em caminhões, como por exemplo, de combustíveis, massa asfáltica, concreto e ferragens.
O Secretário da Fazenda, Diogo Mendes Vicentini, conta que a pesagem das cargas entregues à municipalidade não é um procedimento obrigatório por lei, mas foi implementado na cidade por inciativa do prefeito João Dado, demonstrando a responsabilidade da atual gestão no controle e na otimização dos recursos públicos. “Um dos benefícios da balança é termos a comprovação de recebermos exatamente o que compramos, por meio da averiguação do peso da carga”, destaca o Secretário.
A balança, anteriormente utilizada por empresas particulares, foi restaurada e reativada pela Prefeitura, no último mês de junho, evitando gastos com a aquisição de uma nova aparelhagem. “O valor para uma nova balança estaria em torno de R$ 150 mil. Já a reforma do equipamento saiu por R$ 5 mil, trazendo uma grande economia”, explica o Secretário Municipal de Obras, Gilmar Aurélio.
Na região, Votuporanga é uma das únicas cidades a contar com o equipamento e, só no primeiro semestre 2017, passaram pela balança caminhões com mais de 320 mil litros de combustível, sendo 30 mil litros de gasolina, 70 mil de etanol e 220 mil de óleo diesel.
Com o restauro do equipamento, o próximo passo será a modernização constante da aparelhagem.