Agora é oficial: Votuporanga é município de interesse turístico. O governador Geraldo Alckmin sancionou a lei em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira (1º/11), no Palácio dos Bandeirantes. O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), autor do projeto de lei, acompanhou o prefeito João Dado no evento.
Com a sanção da lei, Votuporanga receberá R$ 600 mil por ano para investir em infraestrutura do setor de turismo, podendo desenvolver sua vocação para o turismo de negócios (comércio, indústria, economia), de serviços (saúde, educação e afins) e cultural (FLIV – Festival Literário e eventos artísticos e também o Carnaval).
O deputado Carlão comentou que esse investimento gerará mais emprego para a população da cidade, além dos indiretos, de pessoas interessadas nos eventos inerentes ao setor, e renda, alavancando a economia da cidade.
Em sua justificativa ao projeto, Carlão comenta que “o município de Votuporanga reúne características especiais para alcançar a condição de Estância Turística. Possui diversos pontos turísticos históricos que marcam a trajetória da cidade como a Igreja Nossa Senhora Aparecida, originalmente a capela foi erigida onde hoje está a fonte luminosa em frente ao cinema que posteriormente foi demolida para a construção da atual igreja matriz na década de 50. A construção belíssima com suas torres em estilo gótico e uma nave central que abriga belíssimas pinturas religiosas, guarda uma raridade conhecida por poucos os sinos da torre. As relíquias foram feitas em ferro fundido por molde e ainda apresenta cenas bíblicas trabalhadas em sua face, como Nossa Senhora Aparecida, A Crucificação de Jesus, São Jorge e o Dragão.”
Ao comentar osbre o FLIV, diz que “o Festival faz parte do projeto “Manifesto por um Brasil Literário”, iniciativa de um grupo de instituições envolvidas com a leitura no país, iniciado durante a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2009.”
E conclui: “transformar o município de Votuporanga em Estância Turística permite reconhecer a vocação especial do município para o turismo. A efetivação desta medida gerará, com o apoio do Estado, um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento regional, respaldado nas potencialidades que o município naturalmente oferece e permitirá a intensificação do desenvolvimento do Noroeste Paulista, gerando emprego e renda que a região tanto necessita.”