Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ÁRVORE MILENAR É PLANTADA NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Atividades marcaram data em Votuporanga e região

Publicado em: 21 de novembro de 2018 às 06:39

ÁRVORE MILENAR É PLANTADA NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Ontem (20/11), Dia da Consciência Negra, foi marcada por diversas homenagens em Votuporanga. Em evento realizado no auditório do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, o Prefeito João Dado recebeu representantes da comunidade para falar sobre a importância de valorizar a cultura afro e toda a história de luta pela igualdade e reconhecimento de direitos igualitários.

Acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica Pesciotto de Carvalho, Saev Ambiental, de secretários, vereadores e representantes do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Dado também plantou no Parque da Cultura uma muda da rara espécie Baobá, um dos símbolos fundamentais das culturas africanas tradicionais. A árvore pode alcançar até 6 mil anos de idade, atingir 30 metros de altura e um tronco de até 20 metros de diâmetro. Carrega centenas de lendas e histórias. É considerada, por muitos povos, uma árvore sagrada e marco da resistência dos povos negros à escravidão.

“Votuporanga adquiriu três exemplares da árvore, que vieram de Pernambuco e foram plantadas nesta terça-feira no Parque da Cultura, no Horto Florestal e na rotatória da Avenida Prestes Maia”, explicou o servidor da Saev Ambiental e diretor do Conselho, Marcos Antônio.



Monumento

O publicitário Robson Galiás também participou do evento apresentando o layout do monumento criado em homenagem à comunidade negra. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra com apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Secretaria de Cultura e Turismo. A Secretária Silvia Stipp explicou que a intenção do Prefeito João Dado é instalar o símbolo em uma via que será de grande importância na região sul da cidade, a Avenida Zumbi dos Palmares localizada no bairro Jardim Vivendas. O presidente do Conselho Mestre Lousado e demais conselheiros estiveram no evento e agradeceram todo o apoio oferecido pelo Município ao grupo.

Ainda nesta terça-feira, e também nos dias 21 e 22, o projeto Axé Criança, da Secretaria da Cultura e Turismo de Votuporanga, coordenado pela educadora física Maria Madalena Moreira, se apresenta em algumas escolas da cidade. Há dez anos, o Axé Criança vem incentivando crianças e adolescentes a construírem um novo projeto de vida e já atendeu aproximadamente 800 alunos que têm acesso a várias linguagens artísticas com finalidades educativas e culturais. Dentre outros, o objetivo é resgatar, valorizar e disseminar a cultura afro sempre com o olhar voltado para temática do racismo, preconceito e intolerância.



Outras ações

Ainda para marcar a data, a Prefeitura de Votuporanga vem promovendo também uma série de ações desde o último dia 5 que seguem até o dia 25 de novembro. Entre as atividades estão palestras, apresentações culturais, rodas de capoeira e a Campanha de Prevenção à Anemia Falciforme. Toda a programação conta com apoio do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.

A Campanha de Prevenção à Anemia Falciforme, doença mais comum entre afrodescendentes, foi idealizada pelo Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, com apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e da Saúde. Por meio de parceria com os Laboratórios de Análises Clínicas da Unifev e dos cursos de Medicina e Biomedicina, a Prefeitura disponibilizou 250 coletas de exames de sangue gratuitos para detecção da doença nos Consultórios Municipais. Além disso, a Campanha também conta com palestras sobre o tema ministradas por alunos da Unifev nas escolas estaduais “Dr. José Manoel Lobo” e “Profª Esmeralda Sanches da Rocha”.



Palestra

No dia 23 de novembro, às 7h30, o Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” receberá o Presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), Engenheiro e Professor Universitário, Ivan Renato de Lima.



Encerramento

No sábado e domingo (24 e 25/11), para encerrar as programações, haverá apresentações típicas da cultura afro como Roda de Capoeira, Maculelê e também do Axé Criança. As apresentações ocorrerão na Praça Cívica (em frente à Concha Acústica), no sábado, das 8h30 às 13h, e, no domingo, às 18h, no Parque da Cultura.



Programação completa:

5 a 24 de novembro

Realização de exames e palestras de conscientização pela Campanha de Prevenção à Anemia Falciforme, doença mais comum entre afrodescendentes



21 de novembro

15h30

EE “Profª Esmeralda Sanches da Rocha”

Apresentação do Projeto Axé Criança



22 de novembro

8 horas

CEM “Profª Irma Pansani Marim”

Apresentação do Projeto Axé Criança



23 de novembro

7h30

Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”

Palestra especial do Presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), Engenheiro e Professor Universitário, Ivan Renato de Lima



24 de novembro

8h30 às 13h

Praça Cívica – Concha Acústica

Roda de Capoeira

Axé Criança

Maculelê

Presença da equipe da Secretaria de Saúde com testes gratuitos



25 de novembro

18 horas

Maculelê

Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali” – Parque da Cultura

Publicidade