Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ÁGUA EM 50 ANOS

SAEV ambiental comemora cinquentenário no abastecimento de Votuporanga

Publicado em: 06 de dezembro de 2018 às 19:40

ÁGUA EM 50 ANOS

Na manhã de ontem (05), a Saev Ambiental realizou evento em comemoração aos seus 50 anos de existência. Os Superintendentes da Autarquia, Waldeci Bortolotti e Marcelo Zeitune recepcionaram a imprensa e as autoridades locais, com o Prefeito João Dado, a Primeira-dama do município, Mônica Pesciotto de Carvalho; representando a Câmara Municipal, o Vereador Alberto Casali; o Presidente da Associação Comercial, Valdeci Merlotti; o Presidente da Unifev, Dr. Celso Penha Vasconcelos; o Assessor do deputado estadual Carlão Pignatari, Luciano Liebana, entre outros.

Durante o evento, os convidados prestigiaram o lançamento do selo comemorativo dos 50 anos que será usado em 2019 nos documentos da Saev Ambiental, assim como a entrega dos certificados emitidos aos atuais servidores que estão em serviço no cinquentenário da Autarquia.

O convite especial para a participação desse evento comemorativo foi para os antigos servidores da Saev Ambiental, como o primeiro Superintendente Frutuoso Martins e os demais antigos responsáveis pela Autarquia, como o Dr. Jesus Silva Melo e Oscar Guarizo. Também estavam presentes alguns ex-funcionários que participaram ativamente da história da Saev, como Laerte Colato, Antônio Carlos Ferreira, Marcelo Rodas, entre outros colaboradores. Todos eles puderam receber e rever as fotos da cápsula do tempo, aberta recentemente, e que foi enterrada em 1995, na inauguração da sede administrativa, atualmente denominada Engenheiro Ambrósio Riva Neto.

História da Saev Ambiental

A Saev Ambiental foi fundada no dia 5 de dezembro de 1968. No ano de 1960, na administração do prefeito Dalvo Guedes, pelo decreto Lei nº 1.057/68 e consolidada pela lei municipal nº 1.072 do dia 30 de dezembro de 1968. Entretanto, sua história começou em 1953, ano em que a Prefeitura providenciou estudos para um sistema de abastecimento e fez o pedido de verbas ao Governo do Estado. Nesta mesma época, amostras da água da cidade foram enviadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.

Foi então na gestão do prefeito João Gonçalves Leite, próximo a 1958, que se iniciaram as obras do Sistema de Distribuição, incluindo a construção da Estação, do reservatório nº 1 (semienterrado) e do reservatório elevado, na Pernambuco, esquina com a Rua Acre. No entanto, embora as obras estivessem praticamente concluídas no término de sua gestão, faltaram detalhes de ordem técnica e sanitárias que impediram o funcionamento.

No dia 17 de dezembro de 1960, o prefeito Hernani de Mattos Nabuco inaugurou a Estação, produzindo 266 mil litros de água por hora. Na época, Votuporanga contava com 8 mil habitantes. Todo o setor era gerenciado pelo Departamento de Água e Esgotos da Prefeitura.

Em 05 de dezembro de 1968, o departamento se tornou autarquia municipal, quando o ex-prefeito Dalvo Guedes fundou a Superintendência de água e Esgotos de Votuporanga, a Saev, por meio da Lei nº 1057, tendo o seu primeiro Superintendente, Frutuoso Martins Jurenti.

Na gestão do prefeito Junior Marão, por meio da lei complementar, nº 133, de 17 de abril de 2009, a Autarquia passou a ser chamada de Saev Ambiental, ficando responsável pela área do meio ambiente e tendo como Superintendente da nova fase, o engenheiro Marcelo Marin Zeitune.

Publicidade