GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

VOTUPORANGA ESTÁ ENTRE AS 100 CIDADES MAIS INTELIGENTES

Ranking "Conected Smart Cities 2019" inclui 700 municípios da Urban Systems

Publicado em: 23 de setembro de 2019 às 19:24

Em pesquisa realizada pela Urban Systems, divulgada esta semana, Votuporanga aparece em 91º lugar no ranking das 100 cidades mais inteligentes do País, com um total de 24,300 pontos, enquanto que Curitiba, a campeã, somou 31,782 pontos. No setor Governança, os índices são ainda mais positivos, com o município figurando entre os 50 melhores do país, independente de densidade populacional, ocupando a 47ª posição, somando 5,689 pontos. A primeira colocada neste setor também foi Curitiba, que registrou a pontuação de 7,570. Neste ranking, aparecem apenas 6 municípios paulistas, na seguinte ordem de classificação: São Paulo, Campinas, Atibaia, Batatais, Cubatão e Votuporanga, ou seja, em Governança, Votuporanga está em 6º lugar no Estado de São Paulo.

O ranking "Conected Smart Cities 2019" inclui 700 municípios e foi desenvolvido pela Urban Systems, através de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Sator, empresa líder na elaboração de plataforma de negócios. O ranking é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia & Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança.

Para a elaboração do Ranking Connected Smart Cities, foram mapeadas as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis e demais artigos sobre o assunto ou assuntos correlatos, dentre elas: "Cidades Sustentáveis, Programa Cidades Sustentáveis", "Escala Brasil Transparente, Controladoria Geral da União", "Brazil Competitiveness Profile, Fundação Getúlio Vargas", "IESE Cities in Motion, IESE Business School", "Innovation Cities, Innovation Cities Program", "Maiores e Melhores Cidades do Brasil, AméricaEconomia", "Mapping Smart Cities in the European Union, Smart Cities", "ARCADIS Sustainable Cities Index, Yale Center for Environmental, Law & Policy", "World Council on City Data". A partir daí foram estudadas todas as publicações e destrinchados os indicadores, fontes de informações e conceitos a fim de identificar a viabilidade de uso de cada conceito ou indicador em território nacional no nível municipal da informação.



Governança

Para chegar na pontuação, Votuporanga foi analisada nos seguintes conceitos dentro do setor Governança: Escolaridade do Prefeito (Informação em escala, com o nível mais alto de escolaridade do prefeito, com base nos dados do TSE, 2017); Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (estudo do Sistema FIRJAN que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde, edição de 2016); Escala Brasil Transparente (Indicador utilizado para medir a transparência pública em estados e municípios brasileiros, desenvolvida para avaliar o grau de cumprimento de dispositivos da Lei de Acesso à Informação (LAI), cuja fonte é a CGU); Conselhos Municipais (Indicador que avalia a existência de canais participativos para os principais setores de desenvolvimento municipal. Foram considerados e pontuados a existência de conselhos municipais de: educação, saúde, direitos humanos, segurança pública, defesa civil e segurança alimentar, com base em dados fornecidos pelo IBGE, ano base 2015).

Publicidade