Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ESCOLHA O SEU REPRESENTANTE NO CONSELHO TUTELAR

Eleição do Conselho Tutelar de Votuporanga neste domingo (6/10), na UNIFEV Centro

Publicado em: 04 de outubro de 2019 às 18:36

ESCOLHA O SEU REPRESENTANTE NO CONSELHO TUTELAR
A população de Votuporanga escolhe os novos membros que irão compor o Conselho Tutelar de Votuporanga neste domingo (6/10). A eleição será realizada das 8h às 17h no Campus Centro da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga).

Os candidatos passaram por uma seletiva na apresentação de documentação, prova escrita direcionada ao ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e de conhecimentos de informática. Do total de 19 inscritos, 16 foram aprovados.

Cinco conselheiros serão eleitos, que exercerão mandato a partir de 10 de janeiro de 2020 a 9 de janeiro de 2024. Os conselheiros receberão salário de R$ 2.805,54, além de outros benefícios da Administração Municipal.

Os interessados em votar devem apresentar documento com foto e título de eleitor.

Os aprovados fizeram suas campanhas corpo a corpo e pelas redes sociais, mostrando suas propostas de trabalho na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Por meio da Prefeitura de Votuporanga, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, foram organizadas estratégias para a ampla divulgação dos candidatos no site www.votuporanga.sp.gov.br

O Secretário Municipal de Assistência Social, Emerson Pereira, informou que neste ano houve um rígido processo de escolha, objetivando melhor seleção dos candidatos. "Quem ganha com isso são nossas crianças e adolescentes. Fui conselheiro tutelar por dois mandatos e sei desta grande responsabilidade". Ele também parabenizou e elogiou o atual Conselho Tutelar, destacando que são atuantes.

Maria Goreti Sassi Bueno, membro da Comissão de Processo Unificado do Conselho Tutelar e ex-presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), analisa que o processo eleitoral é participativo e transparente, tendo também respaldo e parceria das autoridades judiciais que compõem a Infância e Juventude de Votuporanga.

Candidatos

São candidatos ao Conselho Tutelar de Votuporanga: Adriana Psicóloga (Adriana Cristina de Jesus Rocha); Tilin (Alcir de Camargo); Beatriz (Beatriz Vieira Cavalari); Celma Fraga Psicanalista (Celma Lucia Fraga Lima); Cleber de Lima Dias; Cristiana Pereira (Cristiana Aparecida de Souza Pereira); Erica Preto (Erica Regina Preto Rodrigues); Chicão (Francisco Machado Faria Bezerra da Silva); Janete Pereira Martins; Beto (José Roberto Garcia); Madalena Borges (Madalena Maria da Silva Borges); Dica (Osmair Francisco); Sargento Carrilho (Paulo César Carrilho); Raphael Rego Paré; Tia Rê (Renata Garcia Dias) e Professora Rosa (Rosa Helena Luiz).



Atribuições do órgão

Os conselheiros têm como atribuição fiscalizar se a família, comunidade, sociedade em geral e o Poder Público estão assegurando com absoluta prioridade a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes, cobrando para que todos esses cumpram com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Constituição Federal. Por isso, sua atuação é independente de qualquer esfera governamental, utilizando dela apenas estrutura necessária para execução dos trabalhos a serem desenvolvidos.

É importante deixar claro que o Conselho Tutelar não possui atribuição de fiscalizar e sim de garantir os direitos dos menores. Em algumas situações, o órgão desenvolve um trabalho de orientação junto aos pais ou responsáveis.

O Conselho Tutelar de Votuporanga atende na Rua Tietê, 3059, entre as ruas Minas Gerais e Bahia, no bairro Santa Eliza. O atendimento em dias úteis é realizado das 7h30 às 17h. Em horário comercial, os telefones disponíveis do Conselho Tutelar são 3422-2288 e 3422-4468. Após às 17h, o número do telefone de plantão, em caso de urgência e emergência é o 98134-5442.



Publicidade