Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

MORADORES DA VILA CARVALHO RECEBEM ESCRITURAS

Prefeitura de Votuporanga entrega documentação pra 28 donos de imóveis

Publicado em: 08 de novembro de 2019 às 19:44

MORADORES DA VILA CARVALHO RECEBEM ESCRITURAS
Moradores da Vila Carvalho realizarão seus sonhos neste domingo (10/11), às 9h, no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura. O Prefeito João Dado entregará as escrituras de doação regularizadas de 28 imóveis para as famílias que residem naquele bairro.

A doação será realizada pela Administração Municipal após anos de espera. De acordo com o Prefeito João Dado, a entrega é um marco para o Governo. “É uma alegria para o nosso Governo entregar mais 28 escrituras para os moradores, além das 43 já entregues na gestão passada. Graças aos nossos esforços e da Saev Ambiental, também teremos mais uma novidade para a Vila Carvalho”.

Na manhã deste domingo, João Dado ainda assinará a ordem de serviço para o início da segunda etapa da obra da Estação de Tratamento de Esgoto Compacta (ETE Compacta), localizada em uma área de 1,2 mil m², às margens da Estrada Municipal Fábio Cavalari, doada por Lilian Louise Motta em setembro de 2018.

A ETE Compacta proporcionará, efetivamente, a coleta e o tratamento de 100% do esgoto produzido pelas famílias residentes no bairro. “Isso vai permitir que toda aquela área, além linha de ferro, se desenvolva e tenha o crescimento econômico. A Vila Carvalho, após 100 anos de existência, terá o tratamento de esgoto que era uma reivindicação. É uma grande conquista que entregaremos para os moradores”.

Nesta segunda etapa, a empresa vencedora da licitação, E.E.A Empresa de Engenharia Ambiental LTDA, de Rio Claro-SP, realizará a liberação do licenciamento ambiental por meio da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e a implantação da ETE Compacta. O valor do investimento é de R$ 279 mil.

Após o término, será aberta licitação para a terceira e última etapa dos serviços no local: execução das obras civis.

No local, já foi realizada a obra de travessia de emissário de esgoto na Rodovia Péricles Belini (SP-461). Com investimento de R$61.795,72, o solo foi perfurado por método não destrutivo para implantar a travessia com tubo PEAD (polietileno de alta densidade), um material moderno e mais resistente a corrosão, com baixa rugosidade que proporciona maior capacidade de vazão. Outros materiais também foram utilizados na obra, como, por exemplo, tubulação PE 100, PN 16, SDR 11 e DE 315 mm.

Histórico da Vila Carvalho

Durante muitos anos, a Diocese vinha incentivando os habitantes no sentido de que se utilizassem dos meios judiciais adequados (ação de Usucapião), para que então pudessem adquirir a titularidade dos imóveis, o que não aconteceu definitivamente, pois não houve, por motivos variados, a propositura dessas ações por parte da grande maioria dos moradores.

Por se tratar de área particular, pertencente ao Bispado de São Carlos, o Município nunca pode levar até o local toda a infraestrutura necessária àqueles que por lá residiam. Por conta disso, em meados do ano de 2015, em uma ação conjunta entre o Bispado e o Município, e considerando o mútuo interesse, foi editado o Decreto Municipal 9.299 de 02 de Julho de 2015, declarando de utilidade pública para fins de desapropriação pela Prefeitura do Município de Votuporanga, por via amigável ou judicial, uma faixa de terra, destinada a regularização fundiária, denominada "Vila Carvalho", de Votuporanga/SP.

Posteriormente à publicação do decreto expropriatório, foi lavrada escritura de desapropriação amigável da área em questão, precisamente em data de 03 de agosto de 2015, que após o devido registro passou a pertencer de fato ao Município.

Após isso, como primeira providência, o Município iniciou o procedimento de retificação administrativa da área expropriada, bem como um levantamento social no local no sentido de cadastrar todas as famílias que de fato ali residiam.

Após a retificação da área e do levantamento cadastral, foi editada a Lei Municipal 5.801 de 24 de junho de 2016, autorizando o Poder Executivo a doar imóveis da Vila Carvalho aos moradores com situação já regularizada. Foram doados 43 em cumprimento à Lei. O restante, 28, foram doados por meio da publicação da Lei, sendo as escrituras entregues neste 10 de novembro de 2019.

Publicidade