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Ouvidoria de Votuporanga soluciona mais de 94% dos casos

Foram 2.069 manifestações, com índice de 94,25% de resolutividade no 1º semestre

Publicado em: 10 de agosto de 2020 às 18:02

Ouvidoria de Votuporanga soluciona mais de 94% dos casos
A Ouvidoria Geral do Município, da Secretaria de Transparência e Controladoria da Prefeitura de Votuporanga, segue se destacando no atendimento à população votuporanguense. De 1 de janeiro a 30 de junho de 2020, o órgão registrou redução no número de manifestações comparado ao mesmo período de 2019.

Neste primeiro semestre de 2020, a Secretaria registrou 2.069 manifestações, com índice de 94,25% de resolutividade. No primeiro semestre de 2019, foram 2.085 manifestações, com índice de 93,87% de resolutividade. Dentre as manifestações, o número de reclamações registrou decréscimo, neste semestre foram 626, enquanto em 2019 foram 1.483.

Para a Ouvidora Municipal, Fabiana Lopes de Almeida, o nível de resolutividade se manter alto é devido o auxílio de todos os servidores públicos. “A ouvidoria é um canal que provê o encontro entre a necessidade do cidadão e prestação do serviço público, sendo que a solução só é alcançada devido o empenho e a colaboração dos servidores. Meu agradecimento especial é para todos eles, pois graças a disposição de cada um é que alcançamos um número tão bom”.

Constatou-se ainda que o número de denúncias teve aumento relevante. Neste primeiro período, foram 1.171, enquanto em 2019 foram 495. “A elevação no número de manifestações tipo denúncias deve-se, especialmente, à pandemia e demonstra que o cidadão tem exercido o seu papel fiscalizador, empoderando-se do controle social. E, por sua vez, o Prefeito João Dado, em sua gestão, democratizou e facilitou o acesso para que os munícipes participem da administração pública para reivindicar seus direitos. Tem sabido, cada dia mais, quais devem ser as condutas/posturas dos demais cidadãos, dos empresários, dos prestadores de serviços, das igrejas e dos servidores públicos municipais”, afirmou o Secretário de Transparência e Controladoria da Prefeitura, Ronaldo de Mattos.

Os números de sugestões foram 26 e de agradecimento 11. Segundo o Secretário da Pasta, a quantidade de recomendações valida a clareza e transparência da administração pública em auxiliar o munícipe. “O registro de manifestações tipo elogios e sugestões demonstra que o cidadão percebe a assertividade do Poder Público na execução das ações como também seu papel no governo participativo conforme preconiza a legislação”.

De acordo com a Pasta, até esse momento, as manifestações mais registradas foram de terreno privado com mato alto, entulho ou lixo (267); execução irregular de atividade comércio/indústria/igreja (234); buracos no asfalto (147); entre outras.

Os números ainda apontaram que, dentre os atendimentos, 1.343 foram por telefone, 463 por site, 184 pessoalmente e 79 via e-mail.

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