Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Prefeito lança Comitê de Retomada Econômica

Reunião do colegiado fez parte do calendário de comemoração do aniversário de 84 anos de Votuporanga

Publicado em: 10 de agosto de 2021 às 16:41

Prefeito lança Comitê de Retomada Econômica
O prefeito Jorge Seba participou, na manhã desta terça-feira (10/8), da primeira reunião do Comitê de Retomada Econômica que tem como objetivo coordenar ações que proporcionem a recuperação de empregos e renda no período de pós-pandemia do coronavírus em Votuporanga. O ato marcou o lançamento do Comitê e integrou o calendário de aniversário de 84 anos de Votuporanga. Participaram do encontro empresários e integrantes do Comitê, além de vereadores e secretários municipais.

“Com cautela, manutenção de todos os cuidados preventivos e avanço da imunização, podemos falar de um novo tempo para as empresas. Como poder público, temos a missão de pensar como fazer que a nossa cidade continue se desenvolvendo e sendo terra fértil para os negócios”, disse o prefeito Jorge Seba.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Beleza, acompanhado pela equipe técnica da Secretaria, falou sobre as 84 propostas discutidas pelo Comitê para alavancar a economia da cidade neste período de retomada das atividades, entre elas, o novo eixo comercial na região oeste da cidade. “Temos que pensar à frente, na indústria, no agronegócio, no comércio, na geração de emprego e renda, daí sim, faremos a nossa retomada econômica. Todas essas ações apresentadas devem ser levadas para dentro das empresas e instituições da cidade”, afirmou o secretário e presidente do Comitê.

O vice-prefeito Cabo Valter reforçou a importância da criação deste Comitê. “Esse momento é muito especial. Eu já ouso chamar de um marco pós-pandemia. Vejo o primeiro grande passo para o estabelecimento desse marco, a criação do Comitê e as propostas que efetivamente vão avançar de forma suficiente para que essa retomada possa mudar o que vivemos atualmente. Temos que parabenizar todas as instituições representadas no Comitê”.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Thiago Gualberto, parabenizou a Administração pelas ações apresentadas. “Um plano como esse se faz necessário. Entre muitas ações, destaco a importância de incentivar a vinda da indústria, do comércio e do empreendedorismo local citados hoje. Incentivar o consumo nos comércios menores, facilitar e incentivar de forma grandiosa os setores que foram considerados não essenciais como esportes, shows e eventos, bares e restaurantes, turismo e hotelaria, entre outros”. Também participou do lançamento, o vereador Jura.

Medidas de incentivo
Entre as medidas destacadas pelo prefeito estão a conclusão da obra de infraestrutura do 7º Centro Empresarial, próximo à Simonsen. “Ali será um espaço para que novos produtos e novas vagas de emprego sejam criadas. Como estamos num novo momento, também estamos pensando em formatos que valorizem do pequeno ao grande empresário. Porque, aos meus olhos, todos são grandes”, afirmou Seba.

A retomada da política de incentivos para atração de novas empresas também foi outro ponto demonstrado por Seba que já teve início com a remodelação da lei que garante benefícios para aquelas que geram pelo menos 200 postos de trabalho. “Queremos também ampliar a oferta de cursos técnicos e tecnológicos, além de outros de qualificação profissional. É preciso formar mão de obra para os novos mercados que já estão surgindo”.

Diminuir a burocracia e simplificar a abertura de empresas também são metas que já estão sendo trabalhadas. “Precisamos reduzir os prazos consideravelmente e autorizar o mais rápido possível, que empresas de baixo risco saiam do papel”.

“Os desafios vencidos até aqui foram muitos. Todos nós aprendemos um pouco. Vimos novas possibilidades. Criamos oportunidades. Entendemos que somos mais fortes do que imaginávamos. Todos vocês, empresários, são verdadeiros heróis. Fizeram e continuam fazendo de tudo para manter os seus negócios firmes, gerando renda e trabalho. A vocês a nossa gratidão”, finalizou o prefeito.

Representatividade
O Comitê de Retomada Econômica foi criado pelo Decreto nº 13.331, de 21 de maio de 2021, publicado no Diário Oficial Eletrônico do dia 25 de maio. Ele é presidido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Beleza, e tem representatividade de diversos segmentos da sociedade civil e Poder Público.

Entre as representatividades, o Comitê conta com 18 instituições: ACV, Airvo, Sebrae, Senac, Senai, Sest/Senat, Sincomércio, Sindicato Rural, Searvo, FEV, IFSP, FORS, Futura, ETEC, Santa Casa/Sansaúde, APM, Associação dos Contabilistas e OAB. Representando o Poder Público estão a Câmara Municipal e as Secretarias Municipais de: Assistência Social, Cultura e Turismo, Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Planejamento, Direitos Humanos, Educação e Saev Ambiental.
Publicidade