O Conselho Tutelar de Votuporanga "Jacinto de Souza" está com uma nova diretoria, que foi empossada na última quarta-feira (10/1) em cerimônia realizada na Secretaria de Direitos Humanos, órgão responsável administrativamente pelo Conselho Tutelar.
A Gestão atual será presidida por Cristiana Aparecida de Souza Pereira, que foi reeleita presidente do órgão; Osmair Francisco ocupará a vice-presidência e Rosa Helena Luiz assume como primeira-secretária. O mandato teve início no dia 10 de janeiro de 2024 e segue até 9 de janeiro de 2025.
Foram eleitos Osmair Francisco (706 votos); Cristiana Aparecida de Souza Pereira (676 votos); Rosa Helena Luiz (571 votos); Anny Zirondi (462 votos) e Renata Garcia Dias (449 votos). São suplentes Aline Procópio (432 votos), Neusa Carvalho (408 votos) e Celma Fraga (380 votos).
Presente na diplomação, o secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, que também foi conselheiro tutelar por dois mandatos, disse que hoje o Conselho Tutelar está amplamente estruturado com prédio próprio, veículo, servidores municipais, computadores e outras benfeitorias conquistadas ao longo de muita luta. "Somos um exemplo para toda região, graças a uma administração que preza pela humanização", disse.
Mais uma vez, Emerson colocou a Secretaria Municipal de Direitos Humanos à disposição dos conselheiros tutelares para o trabalho diário.
O prefeito Jorge Seba, ao fazer o uso da palavra, frisou que aposse do Conselho Tutelar é um momento que marca o início do mandato dos conselheiros eleitos para desempenhar papel fundamental na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. "Não é apenas um ato simbólico, mas representa o compromisso dos conselheiros em zelar pelo bem-estar das crianças, garantindo que seus direitos sejam respeitados e preservados", disse.
Seba elogiou ainda aampla e fortalecida rede de proteção socialde Votuporanga em prol da defesa das crianças e adolescentes, além do grande envolvimento dos conselhos municipais e sociedade civil.
O presidente do CMDCA, Marcos Antônio Graciano, comentou que pela primeira vez a eleição aconteceu de forma eletrônica, o que tornou o processo rápido e transparente. Além disso, parabenizou todos os envolvidos pela eleição tranquila.
Presentes na diplomação, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rose Seba; o vereador Jura, representando a Câmara Municipal; o capitão da Polícia Militar, AndréRenato FerreiraNavarrete, e a delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, Edna Rita de OliveiraFreitas.
O Conselho Tutelar de Votuporanga fica na ruaTietê n.º 3059, bairro Santa Eliza e os telefones para mais informações são(17) 3422-2288 e 3422-4468.
Os conselheiros trabalham por escala de plantão após às 17h, também aos finais de semana e feriados, sendo que denúncias podem ser feitas pelo telefone do plantão (17) 98134-5442.