Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Fernandópolis recebe novo lote de vacinas da gripe

Região está em alerta por causa dos casos do vírus H1N1

Publicado em: 03 de maio de 2016 às 13:28

Fernandópolis deve receber ainda nesta terça-feira, 3, uma nova remessa de doses da vacina contra a gripe.

Assim como ocorreu em várias cidades do Estado de São Paulo, as doses não foram suficientes para vacinar a população no último sábado(30), considerado o "Dia D".Na maioria dos postinhos de saúde do município, as doses acabaram por volta das 11h, enquanto que em outros, já não havia mais nada às 9h.

As pessoas se aglomeraram em filas, e muitas delas tiveram que voltar pra casa, sem receber a vacinação.

Assim que restabelecido o atendimento, serão imunizadas as pessoas que fazem parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas, adolescentes de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa e trabalhadores da saúde.

Além da carteira de vacinação, é preciso levar algum documento que comprove estar dentro das condições para ser imunizado durante a campanha.

Em 2015 foram vacinadas aproximadamente 16 mil pessoas no município, a previsão é que o número aumente neste ano. A ação segue até dia 20 de maio.

A enfermeira do setor de imunização, Patrícia Calegari, explicou que a vacina não causa gripe e somente é contraindicada a pessoas com febre e alérgicas a ovo.

Patrícia explicou ainda que as vacinas virão fracionadas ao município, mas todas as pessoas dentro do público-alvo serão atendidas até o final da campanha.

As vacinas desta campanha são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum).

O município registrou até o momento 27 casos positivos de H1N1, com dois óbitos. Há ainda mais três casos pendentes, aguardando resultado de exames.

Sintomas

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.

Contágio e Prevenção

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.

Medidas de prevenção à doença devem ser adotadas:

* Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;

* Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão;

* Fazer uso do álcool gel;

* Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

* Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;

* Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros;

* Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

* Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.

As pessoas que estiverem com a suspeita da doença devem fazer uso da máscara respiratória para interromper o ciclo de transmissão do vírus.

Publicidade