Segundo a secretária municipal de Saúde, Patrícia Albarello, o governo do Estado disponibilizou 3.600 doses de vacinas para Jales, que foram todas aplicadas neste sábado. No Núcleo Central de Saúde, onde foram aplicadas cerca de 1.200 doses – um terço do total – as vacinas acabaram por volta das 15:00 horas.
Algumas das pessoas que estavam na fila no momento em que a foto lá de cima foi registrada – às 14:20 horas – foram embora pra casa sem tomar a vacina. Não há, no entanto, motivos para desespero. Uma nova remessa de vacinas está sendo esperada para a terça-feira, 03. É muito provável que já na própria terça-feira, ou na quarta-feira, a vacinação tenha continuidade.
O ESF do Jardim Paraíso foi um dos primeiros a ficar sem vacinas, o que fez com que muitas pessoas se deslocassem para o ESF do Roque Viola. A foto acima foi registrada às 14:00 horas, quando a fila no Roque Viola era a maior entre os postinhos de saúde dos bairros.
No ESF do Arapuã, as vacinas tinham acabado meia hora antes, mas, mesmo assim, foram aplicadas 470 doses, das quais 299 – quase 64% do total – em idosos. Outras 134 foram aplicadas em crianças. 15 gestantes foram vacinadas, a grande maioria com idade entre 30 e 40 anos.
No ESF do Jardim São Jorge – onde as vacinas acabaram pouco antes das 15:00 horas – o percentual de idosos atendidos foi ainda maior. Das 395 doses aplicadas, 312 foram em idosos, cerca de 79% do total. As crianças atendidas no Jardim São Jorge foram apenas 67.
(Blog do Cardosinho)