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Morador de Jales inventa redutor de combustível à água

Ele garante que o sistema diminui o consumo dos carros utilizando água

Publicado em: 24 de novembro de 2016 às 19:01

Morador de Jales inventa redutor de combustível à água
Um morador da região está causando o maior alvoroço depois de, em tese, ter criado o que seria uma incrível invenção: um dispositivo que permite uma economia de combustível de até 80%.Tal engenhoca é fruto de muita pesquisa feita pelo mecânico Carlos Fernandes Nunes, 62 anos, popularmente conhecido, em Jales, como “Carroça”.

Segundo o profissional, o gerador de hidrogênio pode ser instalado em qualquer veículo movido à gasolina, álcool ou diesel.“Carroça” fez questão de destacar a economia gerada, aumentando a quilometragem por litro, a segurança oferecida, e o principal, a redução da quantidade de poluentes liberados no ar.

Segundo a reportagem do Jornal O Extra, Carroça andou pesquisando muito na internet, onde outra obras que seguiam seu mesmo preceito haviam sido inventadas, porém sem funcionarem adequadamente:“(…) Na internet assisti alguns vídeos, nos quais as experiências não davam certo. Diante disso, pensei seriamente que poderia conseguir; e não é que consegui. Posso afirmar que é vantajoso ter o equipamento instalado no automóvel, tendo em vista a economia gerada em relação ao combustível original do veículo”.Ainda segundo o inventor e mecânico, a água é transformada em hidrogênio e queima completamente. “Eu tenho um cliente que possui um carro que fazia 6 quilômetros por litro. Hoje, com o equipamento acoplado ao motor, o mesmo automóvel faz 13 quilômetros por litro. Uma excelente economia, não acha? Além disso, é um dispositivo ecologicamente correto, só sai água do escapamento”.

Ainda segundo ele a economia de combustível, que pode chegar até a 80% e as formas de instalar são rápidas e seguras:“(…) É como instalar um toca CD. O suporte de montagem integrado permite uma instalação fácil, rápida e segura. O reservatório é feito sob medida e tem conexões soldadas, o que elimina qualquer possibilidade de vazamento. A tubulação que utilizo é resistente ao calor e não deforma, mesmo submetida ao calor do compartimento do motor. (…) Não existem efeitos colaterais para o motor. Na hora da instalação não mexo na sua estrutura. Também não há risco de explosão, porque o hidrogênio gerado é consumido na hora, não tendo que ser armazenado. É simples”

COMO FUNCIONA

Segundo carroça, um compartimento recebe a água. O sistema é composto desse compartimento, de um reator onde a água passa através dele e sai no vácuo em forma de duas partículas de hidrogênio e uma de oxigênio. Pode-se ver que formam algumas bolhas de hidrogênio, que fazem com que adicionado à gasolina, ele maximize a octanagem do combustível, ou seja, aumente a potência da queima e proporciona uma combustão completa da gasolina, sem deixar resíduos como ocorre em muitos carros, que você vê aquela fumaça. Por se tratar de uma queima perfeita, pouco ou quase nada se sente do cheiro de gasolina ou de monóxido de carbono quando o carro está em funcionamento.

“(…)Pode-se dizer que é um carro ecologicamente correto porque ele queima o combustível fóssil de uma forma tranquila e espontânea. Tenho instalado no meu carro e já percorri 20 mil quilômetros” . “Garanto um litro de água a cada 1.000 km. O equipamento vendo a R$ 450,00. A matéria-prima vem basicamente de sucata, como plástico, peças de aço inoxidável e fios (novos). O mais importante é que o sistema ecologicamente correto pode ser desenvolvido em qualquer automóvel com motor aspirado a ar”.

SOBRE AS PREOCUPAÇÕES

Carroça diz ser um colaborador com o meio ambiente. “A poluição é muito grande, então temos que socializar isso com as pessoas, democratizar ao máximo porque o planeta é nosso. Não adianta querermos pensar só no lado financeiro da coisa e querer só ganhar dinheiro. Daqui a pouco a gente morre e a poluição continua”

Sobre o produto ser funcioanal ou não, Carroça afirma :”Não tenho receio de nada. Estou apenas trabalhando. Quanto à legalidade do dispositivo, conversei com um ex-delegado de trânsito de Jales e ele me disse que, em princípio, se o material não modificar as características ou especificações dos veículos, não há necessidade de autorização do Detran. Volto a dizer. A instalação é simples. É como instalar um toca CD”.

(Jornal o Extra)



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