O cenário de terror assustou rio-pretenses na tarde desta quinta-feira, 22, depois que uma quadrilha fortemente armada invadiu ohipermercado Walmart, na avenida José Munia, e fez clientes e funcionários reféns. A ação da polícia no local durou aproximadamente três horas. Entenda agora o que aconteceu:
1. O assalto Por volta das 12h40, a quadrilha invadiu o hipermercado. Os criminosos estavam armados e renderam funcionários de um carro-forte que transportava valores do estabelecimento. O pânico tomou conta de quem estava no local.
2. Ação da polícia Minutos depois, a Polícia Militar já estava no local. O trânsito na avenida José Munia foi interditado, bem como a alça de acesso da Washington Luís à avenida. Uma das faixas da rodovia também foi interditada.
3. Policiais feridos Houve troca de tiros entre policiais e bandidos. Dois PMs foram atingidos por disparos e levados ao Hospital de Base de Rio Preto. Ambos passam bem e permanecem em observação no hospital.
4. Pânico Assustadas com o que estava acontecendo no Walmart, várias pessoas correram para a loja Havan e para o Plaza Avenida Shopping. O pânico se espalhou pelos outros estabelecimentos. Por ordem da polícia, as lojas fecharam mais cedo, pois havia a suspeita de que bandidos haviam se escondido nesses centros de compras.
5. Repercussão e boatos Enquanto a polícia fechava o cerco ao redor dos estabelecimentos na avenida José Munia, boatos se espalharam pelas redes sociais. Alertas sobre arrastões no Centro da cidade aumentaram ainda o pânico em Rio Preto. Lojas do Calçadão baixaram as portas, com medo de novos atentados. Também surgiram diversos relatos de assaltos a estabelecimentos conhecidos da cidade.
A polícia confirma que ocorreram dois roubos de pequenas proporções na região central, mas sem qualquer relação com o assalto ao Walmart.
6. Trotes A Polícia Militar informou que recebeu 20 trotes enquanto ocorria a ação no hipermercado. Existe a suspeita de que seria uma ação planejada pelos próprios criminosos para dispersar a atenção dos policiais.
7. Mortes Durante o tiroteio, dois bandidos foram mortos pela polícia. Um terceiro integrante da quadrilha foi preso. A polícia ainda não informou se há outros criminosos foragidos.
8. Trânsito liberado Por volta das 16h30, o trânsito na avenida José Munia e na Washington Luís foiliberado. Duas ruas do Centro, nas proximidades da DIG e do Deinter-5, também tiveram de ser interditadas temporariamente e foram liberadas ao final da ação.
9. Shopping reaberto O Plaza Avenida Shopping informou em nota que as lojas foramreabertas e que o centro de compras funcionará até as 23h nesta quinta-feira, seguindo o horário especial de natal.
10. O que o Walmart disse Em nota, o hipermercado que foi alvo dos assaltantes informou que clientes e funcionários não tiveram ferimentos. A empresa afirmou também queestá colaborando com as investigações evai reforçar a segurança na unidade, além de prestar apoio emocional aos funcionários.
( Marco Antonio dos Santos, Tatiana Pires, Carlos Petrocilo, Gabriel Vital e Bruno Gilliard – Diário da Região)