Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

GAVIÃO BICADOR DE MULHER PARTIU

Ninho em árvore de quintal foi retirado pelos Bombeiros, em Rio Preto

Publicado em: 27 de setembro de 2019 às 07:50

GAVIÃO BICADOR DE MULHER PARTIU
Os transtornos que a dona de casa Sandra Machado Faria alegava sofrer diariamente por causa de um gavião que a atacava toda vez que precisava sair do próprio imóvel chegaram ao fim.

A Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros foram na manhã desta quinta-feira (26) na casa da família, no bairro Jardim Soraia, em São José do Rio Preto, para retirar o ninho da ave.

Em entrevista ao G1, Sandra afirmou que as equipes montaram uma verdadeira ‘operação’ com direito a caminhão com escada elevatória para conseguir alcançar o ninho, que estava em uma árvore plantada bem em cima do portão do imóvel dela.

“A Polícia Ambiental me ligou ontem (quarta-feira). Nesta quinta de manhã, eles vieram, viram como estava a situação, constaram que estava me causando transtornos e chamaram o Corpo de Bombeiros. Depois, eles vieram com um caminhão, interditaram a rua e subiram com uma escada para retirar o ninho”, afirma a moradora.

De acordo com Corpo de Bombeiros, os filhotes de gaviões foram resgatados em segurança e levados para o Bosque Municipal de Rio Preto, onde receberão atendimento veterinário.

A dona de casa alega que se sente aliviada com a retirada do ninho da ave de rapina, que a atacava há 30 dias e já tinha causado diversos ferimentos no rosto dela.

Além disso, a presença do gavião fazia com que ela fosse prejudicada, principalmente, na hora de levar a filha, de 6 anos, à escola e o filho cadeirante, de 2 anos, para receber tratamento na Associação de Apoio a Criança Deficiente (AACD).

Ainda de acordo com Sandra, apesar de o ninho com os filhotes ter sido retirado do local, o gavião que a atacava ainda permanece em uma outra árvore que também fica dentro do quintal da casa dela.

“Os bombeiros disseram que com a retirada do ninho, o gavião vai embora naturalmente daqui um ou dois dias. Mas os ataques devem parar porque os filhotes foram tirados”, diz Sandra.

Em seguida, Sandra anda até o portão e tenta fecha-lo, mas mais uma vez o gavião volta a atacá-la e a dona de casa precisa usar a assadeira como proteção para espantar a ave.

Sandra alega que essa foi terceira vez que gaviões utilizaram o ninho, que existia na árvore, para chocarem os ovos botados pela fêmea. No entanto, foi a primeira vez que a ave passou a atacar.

Polícia Ambiental

De acordo com o capitão da Polícia Ambiental de Rio Preto, Antônio Carlos Pilon, policiais já haviam feito uma visita na casa de Sandra após serem acionados pela própria moradora.

"Nós fomos até o local e constatamos a situação, mas acreditávamos que o gavião pararia de atacar, pois os filhotes estavam crescendo. Então, nós orientamos a moradora", diz Antônio.

Ainda segundo o capitão, como o gavião não foi embora e os ataques pioraram, uma reunião foi feita para decidir o que poderiam fazer para ajudar a moradora, que estava sofrendo transtornos.

"Depois de nos reunirmos com os órgãos competentes, achamos melhor retirar o ninho do local, já que os filhotes estavam em um período que não seriam prejudicados. Além disso, a moradora estava sendo prejudicada", explica o capitão.







(TVTEM/G1)

Publicidade