Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Comitê dos rios Turvo e Grande comemora 25 anos

São 66 cidades da região de Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Mirassol, Olímpia e Votuporanga

Publicado em: 14 de dezembro de 2020 às 18:32

Comitê dos rios Turvo e Grande comemora 25 anos

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG) vai completar 25 anos em 15 de dezembro de 2020. Em comemoração, a instituição realizará um evento on-line para tratar de um dos temas prioritários para o trabalho do comitê nos próximos anos, que é a recomposição de matas e florestas na região da Bacia.

O objetivo do CBH-TG é ser um instrumento de desenvolvimento e proteção ambiental, sendo composto por 54 membros em uma gestão tripartite entre estado, município e sociedade civil. O grupo soma esforços técnicos no enfrentamento das problemáticas ligadas à Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande, que contempla 66 municípios, como São José do Rio Preto, Catanduva, Fernandópolis, Mirassol, Olímpia e Votuporanga.

De acordo com o presidente em exercício do CBH-TG, Germano Hernandes Filho, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande investiu fortemente, ao longo de sua história, na melhoria da qualidade da água e no tratamento de esgoto sanitário na região da Bacia. Como resultado, a região elevou o índice de abastecimento de água de 93,6%, em 2010, para 99,3%, em 2018. No caso do índice de esgotamento sanitário, o percentual de esgoto tratado passou de 79,2%, em 2011, para 94,4%, em 2019. “Esses dados conquistados são compatíveis com os de países desenvolvidos”, destaca Germano Hernandes Filho. “Além de essa realidade favorecer a saúde da população, é fundamental para tornar nossa região mais atrativa para investimentos”.


Germano Hernandes Filho também aponta a gestão do próprio comitê como uma importante conquista desde sua criação, pois hoje toda a distribuição de recursos é feita dentro de uma parametrização técnica. “Nas discussões quanto aos planos para a Bacia dos Rios Turvo e Grande, não há espaço para ‘eu acho’. Com a contribuição de diferentes frentes da sociedade de forma objetiva, compartilhamos as decisões para o nosso futuro”.



Evento on-line

No evento on-line em comemoração aos 25 anos do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande, dois pesquisadores convidados falarão sobre a importância do reflorestamento para manutenção dos recursos hídricos na Bacia. Esse tema, ao lado da reciclagem de materiais, é o principal foco do planejamento para os próximos anos de trabalho do Comitê.


A palestra “O ciclo hidrológico e as florestas, uma relação vital” será ministrada pelo cientista Antônio Donato, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Já o pesquisador Ricardo Ribeiro Rodrigues, do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ/USP, falará sobre a priorização da Restauração Florestal da Bacia dos Rios Turvo e Grande, que se trata de um projeto pioneiro entre todos os Comitês do estado de São Paulo, que está em fase de implementação.


O evento contará também com uma apresentação do presidente em exercício do CBH-TG, Germano Hernandes Filho, mostrando uma retrospectiva do CBH-TG desde a sua criação.


Serviço

Evento: Webinar comemorativo aos 25 anos do CBH-TG

Data: 15 de dezembro de 2020

Horário: 14h às 17h

Inscrições gratuitas: www.bit.ly/cbh-tg


Programação

• Palestra “O ciclo hidrológico e as florestas, uma relação vital”, com o cientista Antônio Donato do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa)

• Palestra “Priorização da Restauração Florestal das Bacias Turvo e Grande”, com o pesquisador Ricardo Ribeiro Rodrigues, Prof. Titular do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ/USP

• Retrospectiva do CBH-TG desde a sua criação, com o engenheiro Germano Hernandes Filho, presidente em exercício do Comitê


Sobre o CBH-TG

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG) teve sua instalação em 15/12/95, com o objetivo de ser um instrumento de desenvolvimento regional e proteção ambiental da Bacia. Atua com base em uma gestão tripartite integrada entre estado, município e sociedade civil. O Comitê localiza-se na região Noroeste do estado de São Paulo e abrange em seu território 66 municípios, que estão posicionados sobre três importantes unidades de aquíferas subterrâneas: Serra Geral, Guarani e Bauru. A Secretaria Executiva do Comitê localiza-se em São José do Rio Preto.


Publicidade