O dono de uma área rural em Palmeira D´Oeste foi multado pela Polícia Ambiental em mais de R$30,5 mil pelo corte de 47 árvores, além de degradar área de preservação ambiental permanente (APP).
A ação foi ontem (2), durante a “Operação Gaia”, realizada em todo o estado de São Paulo pela Polícia Militar Ambiental em comemoração à Semana do Meio Ambiente, policiais ambientais realizavam policiamento ambiental pelas imediações do Córrego do Botelho, no município de Palmeira D’Oeste, quando observaram uma propriedade rural atingida por um incêndio.
Na vistoria constataram que o fogo é de autoria desconhecida e havia iniciado às margens da rodovia, porém durante a diligência flagraram diversas degradações ambientais na propriedade.
Foi constatado o corte de 47 (quarenta e sete) árvores nativas isoladas; a destruição de 0,43 hectares de um fragmento florestal classificado como vegetação secundária em estágio inicial de regeneração, localizado dentro de área de preservação permanente, além do descumprimento de embargo em uma área anteriormente imposta.
Diante dessas irregularidades, foi lavrado em desfavor do infrator três Autos de Infração Ambiental, com multa no valor total de R$ 30.550,00.