A Polícia Federal realiza hoje (6) a "Operação La Famiglia" para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro montado por membros da família de um narcotraficante internacional, preso recentemente na Hungria. Um dos nove mandados de buscas e apreensão foi cumprido em Rio Preto. Além disso, a Justiça Federal mandou sequestrar imóveis dos investigados que estão avaliados em aproximadamente R$ 8 milhões.
Outros mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Campo Grande (MS), Jaraguari (MS) e São Paulo. Seguindo a apuração, o esquema de lavagem de dinheiro era feito por meio de negociações jurídicas fraudulentas e compra de fazendas com recursos provenientes do tráfico internacional de drogas, além de investimentos.
A investigação é um desdobramento da Operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal no dia 23 de novembro de 2020 em diversos estados brasileiros e no exterior. Os investigados responderão pelo crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem variar de três até dez anos de prisão.
( Guilherme Ramos – Diário da Região, com informações da Polícia Federal)