Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

VIII Encontro Regional das Unidades de Diálise

Funfarme reúne profissionais de saúde do Estado no VII Encontro das Comissões Intra-hospitalares da OPO

Publicado em: 27 de outubro de 2022 às 07:23

VIII Encontro Regional das Unidades de Diálise
A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme), de São José do Rio Preto/SP, realizou no último sábado, dia 22, o VIII Encontro Regional das unidades de diálise com o centro de transplante renal e o VII Encontro das comissões intra-hospitalares da OPO Hospital de Base. Ambos os eventos, realizado no Centro de Convenções da Famerp, trouxeram discussões do aperfeiçoamento dos serviços de transplantes e sobre o processo para aumentar os números de captação de órgãos, que sofre uma queda drástica nos últimos dois anos em decorrência da pandemia da Covid-19.

Um dos idealizados do VIII Encontro Regional das unidades de diálise com o centro de transplante renal e diretor técnico transplante de renal do Hospital de Base, Dr. Horácio Ramalho, destacou a importância dos serviços de transplantes do Estado de São Paulo e falou sobre melhorias futuras.

“O sistema brasileiro de transplante brasileiro é vitorioso. Nossos números são expressivos, porém, precisamos realizar ajustes não a nível Brasil quanto também a nível estadual. Podemos aqui discutir o que precisa ser aperfeiçoado. Temos o exemplo do estado do Paraná que aumento seus números e transplantes e não tenho dúvidas que podemos aumentar também os índices do Estado de São Paulo”, disse o diretor técnico.



O vice-diretor administrativo do HB, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) e um dos idealizadores do VII Encontro das comissões intra-hospitalares da OPO Hospital de Base também destacou a importância do evento.

“Temos a possibilidade de reunir todos os hospitais que participam da nossa área de abrangência de doações de órgãos e tecidos.



Anualmente durante este encontro fazemos uma atualização dos aspectos técnicos e das novas portarias referente a doação de órgãos. Então apresentamos dados e comparamos com anos anteriores. Agora o enfoque é o processo de elevar os números de captações de órgãos ao patamar de antes da pandemia, no objetivo é restabelecer os mesmo números de 2019”, explicou.



O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, destacou a importância dos serviços prestados pelo complexo a sociedade. “O nosso setor de nefrologia muito nos orgulha, somos referência regional e estadual. Assim como o nosso setor de transplantes, que nos tornou um polo regional e nossa a Organização de Procura de Órgãos (OPO), que atua não só na captação de órgãos e tecidos, como também na capacitação de outros profissionais do noroeste paulista”, afirmou.



“Os simpósios organizados pela Funfarme estão ligado diretamente aos valores da nossa instituição, que é o respeito e solidariedade. Sabemos que aqui serão compartilhados experiências e conhecimentos que vão, desde a teoria até o atendimento prático aos nossos pacientes”, complementou a diretora administrativa do Hospital de Base, Dra. Amália Tieco.



Ao termino da cerimônia de abertura, o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Dr. Francisco de Assis Salomão Monteiro, apresentou a situação do sistema estadual de transplantes, alocação de órgãos e logística de distribuição. Na sequência, a diretora técnica de saúde da Central de Transplantes Regional, Dra. Claudia Wolf apresentou a situação da lista de espera no interior paulista.



Referência



O Hospital de Base é referência nacional em transplantes de órgãos e tecidos. A instituição está entre os hospitais do país que mais realizam transplantes. Desde o primeiro transplantes, de rim realizado em 1992, o HB ja realizadou quase seis mil procedimentos. Número que vinha aumentando gradativamente, não fosse a pandemia da Covid-19. Entre os órgãos sólidos mais transplantados na unidade estão os rins e fígado.



O HB atende 104 municípios de uma região que concentra 2 milhões de habitantes. A excelência e os resultados obtidos pelas equipes de transplantes do Hospital de Base, no entanto, atraem pacientes de todo o Brasil. Os diferenciais da Unidade são o alto conhecimento dos profissionais, eles também professores da Faculdade de Medicina de Rio Preto, a grande experiência e o fato de integrarem uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade