Durante Policiamento Ambiental pelo município de Fernandópolis, pelo bairro Nova Canaã, policiais ambientais atenderam uma denúncia de maus-tratos e flagraram em uma residência a existência de uma cachorra da raça Pitbull e seis aves exóticas, sendo quatro Calopsitas e dois Canários do Reino em situação de maus tratos, não havendo alimentação e nem água para os animais.
Foi constatado que a residência, tanto área interna quanto a externa, apresentava um ambiente totalmente insalubre, com forte cheiro de fezes, e ainda uma gaiola com um Canário do Reino morto.
O Centro de Zoonoses foi acionado no local e foi atestado pela médica veterinária a situação de maus tratos, sendo apreendidos os animais para os devidos cuidados médicos e posterior doação.
Diante da constatação, o infrator foi apresentado no Plantão Policial para as providências de Polícia Judiciária quanto ao Crime de Maus-tratos, além de ser lavrado administrativamente o Auto de Infração Ambiental com multa no valor total de R$ 27 mil.