Policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão nas cidades de Santa Fé do Sul e Urânia na hoje (08) durante a investigações sobre o comércio de produtos importados ilegalmente do Paraguai. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Jales, após representação da PF.
As investigações da PF demonstraram que indivíduos de Santa Fé do Sul, Três Fronteiras e Urânia estariam importando e comercializando ilegalmente mercadorias do Paraguai, principalmente celulares e eletrônicos na região de Jales. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência destes investigados e os materiais apreendidos serão apresentados na sede da PF em Jales, onde serão analisados no interesse das investigações em curso.
Um dos investigados, residente em Urânia, foi abordado em uma avenida da cidade de Fernandópolis conduzindo um veículo contendo produtos importados ilegalmente do Paraguai. A abordagem contou com o apoio de Policiais Militares do município. O investigado, o veículo e as mercadorias foram encaminhados até a sede da PF em Jales para apreensão.
O crime de descaminho ou contrabando é previsto no artigo 334 do Código Penal Brasileiro e prevê pena de até cinco anos de prisão, além da apreensão das mercadorias importadas e dos veículos utilizados para o transporte ilegal.