Durante as Operações “Impacto” e “Piracema”, a Polícia Ambiental intensificou o Policiamento Rural em Jales e recebeu da Central de Polícia Judiciária o Inquérito que apurou o envenenamento de cães e gatos, fato que ganhou grande repercussão regional e nacional.
A Polícia Militar Ambiental d Jales lavrou um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 36.000,00, com base na Resolução SIMA 05/21, por maus-tratos contra animais domésticos, majorado em razão das mortes.
De acordo com as investigações, o suspeito utilizou um veículo para lançar sacolas plásticas com veneno em residências, causando a morte de cinco animais (quatro cães e um gato) e intoxicando outros dois. Câmeras de segurança confirmaram a ação do investigado. Cumprido mandado judicial, foi realizada busca e apreensão na casa do suspeito, localizada no Jardim América, onde foram encontradas substâncias compatíveis com veneno e o aparelho celular do investigado, ambos encaminhados para perícia. O idoso permanece preso preventivamente.