Durante Policiamento Ambiental, no âmbito da Operação Impacto - Piracema, hoje (30), a equipe da Polícia Militar Ambiental de Votuporanga, após tomar conhecimento de que um filhote de onça estava aparentemente ferido em uma área de colheita de cana-de-açúcar, deslocou-se até uma fazenda, no bairro São João do Marinheiro, em Cardoso, para realizar o resgate do animal.
No local, foi verificado que se tratava de um filhote de onça-parda de aproximadamente 3 meses, deitado sobre a palha de cana-de-açúcar, não apresentando ferimentos aparentes, porém aparentava estar doente e muito cansado, possivelmente desidratado. Imediatamente, a equipe resgatou o animal e realizou contato telefônico com médica veterinária, do Bosque Municipal de São José do Rio Preto, para o devido atendimento especializado visando a futura reintrodução do animal em seu habitat natural.
“Dessa forma, a Polícia Militar Ambiental, como guardiã das florestas e dos animais, cumpriu sua missão na preservação da biodiversidade”, diz o comando do policiamento ambiental.
Ao encontrar animais silvestres feridos ou em situação de risco, filhotes, etc, você deve acionar as autoridades, como Bombeiros ou Polícia Ambiental. Capturar ou recolher qualquer animal silvestre é crime ambiental. Caso em sua localidade não disponha desses órgãos, faça contato com qualquer setor de proteção animal ou com a Defesa Civil mais próxima.