GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Vacinação contra gripe suína é neste sábado em Votuporanga

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

Publicado em: 29 de abril de 2016 às 13:26

Neste sábado (30/4), será realizado o Dia D contra a gripe em Votuporanga. Todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para imunizar o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde - crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias), idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores da saúde.

A campanha teve início no dia nove e até o momento, 19 mil pessoas foram imunizadas. A ação segue até dia 20 de maio.

As vacinas desta campanha são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum). A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

Os sintomas são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma. O problema é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte. Votuporanga possui 76 casos notificados de H1N1 e 17 positivos neste ano.

Curiosidades sobre a vacina

- Quem tomou a vacina de 2015 este ano, deve tomar também a de 2016?

As duas vacinas (2015 e 2016) conferem proteção contra os vírus A (H1N1) e A (H3N2). Para estes vírus as duas protegem. Porém, a diferença está no influenza B. Portanto, deve tomar a vacina de 2016.

- Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?

Uma média de 2 a 3 semanas.



- Quais as contraindicações para a vacina?

As pessoas com alergia comprovada e importante ao ovo não devem receber a vacina. Quem está com imunodepressão, natural ou medicamentosa, deve receber orientações específicas do próprio médico.



- Vacina da gripe dá gripe?

NÃO. A vacina é composta por fragmentos dos vírus ou por vírus mortos e por isso não dá gripe. Ocorre que como a vacina é aplicada numa época em que há muitos vírus circulando, as pessoas ficam mesmo mais gripadas. Mas certamente por outros vírus que não os contidos na vacina.



- Quais os principais efeitos colaterais da vacina?



Esta vacina em geral não dá sintomas de desconforto depois. As reações são bastante individuais. Algumas pessoas podem apresentar febre, mal estar e um pouco de dor no local da aplicação.



- Quais outros cuidados que podemos tomar para evitar a gripe?

1. Lave as mãos com frequência. Superfícies como maçanetas de porta, por exemplo, podem estar contaminadas e as mãos levam os vírus para as mucosas da boca ou dos olhos da pessoa susceptível. Gripe passa, sim, pelas mãos.

2. Ventile os ambientes. Se estiver em transporte público, ônibus, trem ou metrô, abra as janelas. Vale mais sentir frio do que pegar gripe. Lave as mãos assim que chegar em casa.

3. Evite coçar os olhos ou colocar as mãos na boca. Lave as mãos com frequência.

4. Quando tossir, tape a boca com o antebraço e não com as mãos. Lave as mãos com frequência.

5. Tome mais água que o habitual, coma saudável, durma bem e pratique esportes! Mais importante: lave sempre as mãos!



Publicidade