GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Campanha contra doença nos olhos de crianças em Votuporanga

O tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis e ocorre principalmente em crianças

Publicado em: 13 de maio de 2016 às 18:02

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Estado realizam neste sábado (14), das 8h às 16h, uma busca ativa do tracoma, em alguns pontos de Votuporanga.O tracoma é uma doença inflamatória dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis e ocorre principalmente em crianças.

Sendo assim, a ação deverá examinar todos os integrantes das residências que possuem crianças entre um e nove anos de idade. O inquérito do tracoma tem por objetivo eliminar a doença como a causa de cegueira no país. O cronograma elaborado pela Secretaria Estadual da Saúde deverá percorrer as casas localizadas nos trechos das ruas: Maranhão, Minas Gerais, Ivaí, José Abdo Marão, Pernambuco, Jacinto Cruz, São Paulo, Antônio Cramolichi, Ercoli Sereno e avenida Anita Costa.

O procedimento para a realização do exame é simples, com a avaliação externa e interna da pálpebra superior na procura da presença da bactéria Tracoma Tracomalis, que se apresenta por meio de pequenas vesículas dispersas por essa região ocular.

Transmissão, sintomas e prevenção

A forma de transmissão desta bactéria se dá pelo contato direto com secreções dos olhos, nasais e bucais do indivíduo afetado e também, por meio de objetos que entraram em contato com as secreções de indivíduos contaminados.O período de incubação desta bactéria varia de 5 a 12 dias e depois deste período, o indivíduo começa a apresentar sinais clínicos da doença, que são, inicialmente, lacrimejamento, descarga e irritabilidade ocular. Quando a doença está mais avançada há a presença de cicatrizes na córnea e conjuntiva, levando há uma deformação das pálpebras, fazendo com que os cílios fiquem em contato direto com os olhos, prejudicando assim a visão. A prevenção do tracoma é feita através da adoção de hábitos adequados de higiene, como por exemplo, lavar o rosto das crianças com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal e possuir boas condições sanitárias.



Publicidade