Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Pessoal da Saúde passa por oficina de orientação e cuidados

Equipes participam mensalmente da oficina “Cuidando de quem cuida”

Publicado em: 15 de junho de 2016 às 06:16

Pessoal da Saúde passa por oficina de orientação e cuidados
Profissionais de saúde e colaboradores dos Consultórios Municipais apoiados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) participam mensalmente da oficina “Cuidando de quem cuida”. São orientações, práticas de vivências e técnicas especializadas elaboradas para o bem-estar dos profissionais das unidades que atendem aos pacientes da região sul da cidade.

Médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e agentes de saúde dos Consultórios “Dr. Gumercindo Hernandes Morales”, no bairro São João; “Dr. Ruy Pedroso”, no Palmeiras I; e “Jerônimo Figueira da Costa Neto”, no Jardim Marin, reservam um tempinho na agenda para também promoverem a sua própria saúde.

Os encontros são realizados desde o início deste ano pela equipe multiprofissional do Nasf, formada por terapeuta ocupacional, fonoaudiólogas, psicóloga e fisioterapeutas que preparam um tema para cada encontro, como: relaxamentos, cuidados com a voz, ansiedade e o incentivo aos movimentos corporais.

A gerente do Consultório Municipal do Palmeiras I e autora do projeto, Viviane de Paula, explica que a idéia surgiu para suprir as necessidades da própria equipe de profissionais da unidade, proporcionando melhora nas condições de trabalho, sob aspectos físico e emocional. “A oficina vem correspondendo às necessidades dos nossos colaboradores dentro do ambiente de trabalho. É um momento de interação dos setores, que enriquece o contato entre funcionários; é também uma oportunidade para cuidarmos de nós, de quem trabalha e cuida do outro”.

Uma das fonoaudiólogas do Nasf, Maria Ignez Pedroso, conta que este projeto traz estratégias na tentativa de reduzir a necessidade do cuidar e ser cuidado desses profissionais de saúde, ampliando a consciência de si e do paciente. “Sabe-se que os diversos tipos de ações realizadas pela Atenção Básica exigem cada vez mais do profissional da saúde, além de capacitações teóricas que o instrumentalize para a execução de tais ações, também cuidados específicos com sua própria saúde, uma vez que o cuidado de si é a base para o bem-estar e acolhimento do outro”, explica.

Publicidade