Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Alunos de medicina começam estágio supervisionado

Ao todo, 57 universitários, sob a orientação de docentes participam das atividades

Publicado em: 15 de agosto de 2016 às 21:08

Os alunos do 9º período do curso de Medicina da UNIFEV deram início, nesta segunda-feira (dia 15), ao estágio supervisionado, conhecido como internato, em instituições de saúde do município. Ao todo, 57 universitários, sob a orientação de docentes e médicos preceptores, estão tendo a oportunidade de aprender a profissão na prática, aplicando, assim, todo o conteúdo estudado em sala de aula.

A atividade é resultado de uma parceria entre a Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), a Santa Casa e a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a coordenadora adjunta da graduação em Medicina, Dra. Marlene Moraes Rosa Chinelato, este é um período crucial para a formação dos futuros médicos.

“O internato, realizado durante os últimos quatro semestres do curso, é determinante para a capacitação do estudante. Isso significa que, nos próximos dois anos, os alunos se dedicarão, exclusiva e continuamente, ao exercício da Medicina, atuando nos diferentes níveis de atenção à Saúde, por meio do contato real com a profissão”, explicou.

Os atendimentos estão sendo desenvolvidosna Santa Casa, no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Unidades do Programa Saúde da Família (PSFs) e nos consultórios, ambulatórios e hospitais municipais.

Antes de iniciar o estágio supervisionado, os estudantes participaram de uma integração, realizada entre os dias 09 e 12 de agosto, no Espaço Unifev Saúde, anexo à Santa Casa.

A coordenadora do internato, designada pelo coordenador da graduação, Dr. Mauro Esteves Hernandes, é a Dra. Regina Sílvia Chaves de Lima, que também é docente do curso.



Unifev Saúde

Em razão do internato, o Espaço Unifev Saúde passou por algumas mudanças estruturais para proporcionar mais conforto aos seus usuários. A readequação proporcionou três novas salas destinadas ao desenvolvimento de atividades relacionadas ao estágio, como estudo de casos e aulas teóricas, entre outras.

Além disso, estão sendo adequados dois apartamentos (masculino e feminino), para o uso dos alunos, que poderão atuar em regime de plantão noturno durante o internato.

Publicidade