Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Morador de Votuporanga é o primeiro a receber transplante de pulmão em Rio Preto

Hospital de Base de Rio Preto monta operação especial para cirurgia inédita. Doadora é de Araçatuba

Publicado em: 25 de agosto de 2016 às 13:21

Morador de Votuporanga é o primeiro a receber transplante de pulmão em Rio Preto
O Hospital de Base (HB) realizou na madrugada desta quinta, 25,o primeiro transplante de pulmão da história da instituição e o pioneiro no interior do País.Após quatro anos de treinamento da equipe, seleção e preparo dos possíveis doadores, finalmente na quarta-feira, 24, surgiu um potencial doador, em Araçatuba.

No meio da tarde, um avião da Secretaria Estadual de Saúde levou a equipe de Rio Preto a São Paulo, onde a equipe médica do programa de transplante avaliou as condições do doador, uma mulher de 58 anos que morreu de acidente vascular cerebral (AVC), e também se haveria compatibilidade dos pulmões com o receptor.

A cirurgia começou por volta da meia-noite e terminou na manhã desta quinta-feira, 25.O avião retornou ao aeroporto de Rio Preto às 23h, já com o órgão. Ao mesmo tempo, outra equipe médica acionava o receptor, o aposentado Antonio Pelaio, 53 anos, que veio de Votuporanga. “Na hora veio uma felicidade muito grande e ao mesmo tempo ansiedade. Estou rezando muito para dar tudo certo”, disse Pelaio, pouco antes de entrar no centro cirúrgico.

O aposentado sofre há oito anos de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), consequência do tabagismo. A DPOC leva à falta de ar crônica e pode levar à morte. Não há cura, a não ser pelo transplante.

Pelaio foi o primeiro paciente a ser inscrito na fila de espera pelo órgão, no início do ano. Há mais dois pacientes inscritos e outros 28 em tratamento, vindos de toda a região - dois deles morreram na fila de espera.

A previsão dos médicos era de que a cirurgia avançasse pela madrugada - o transplante de pulmão é considerado o mais complexo entre todos os órgãos.

O primeiro transplante de pulmão em Rio Preto ocorreu em 1991 no hospital Beneficência Portuguesa, mas o paciente morreu dias depois devido à rejeição do órgão - o grande risco desse tipo de cirurgia.

Em 2012, o HB iniciou o projeto do transplante de pulmão. O cirurgião torácico Henrique Nietmann fez um longo treinamento sobre o procedimento no Canadá, país que é referência mundial no assunto, e em 2014 o hospital começou a convocar possíveis candidatos a receber um novo pulmão.

No entanto, a autorização para o procedimento pelo Ministério da Saúde só viria em novembro de 2015, quase um ano após o pedido de credenciamento, depois da visita técnica de uma equipe do ministério.

Em seguida, ainda no fim de 2015, a equipe técnica do programa no HB foi a São Paulo passar por treinamento de acesso e manuseio da lista de pacientes.

Atualmente há somente quatro centros médicos no País que oferecem o transplante de pulmão, todos em capitais: dois em São Paulo, um em Porto Alegre e um em Fortaleza.



(Allan de Abreu- Diário da Região)

Publicidade