Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

SAMU faz treinamento para funcionários da Prefeitura de Votuporanga

O curso faz parte da Brigada de Incêndio e atende às exigências do Ministério do Trabalho

Publicado em: 30 de agosto de 2016 às 13:23

SAMU faz treinamento para funcionários da Prefeitura de Votuporanga
Funcionários das escolas municipais participam do treinamento com profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta semana. A atividade teve início nesta terça-feira (30/8), no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e segue até quarta-feira (31/8).

O enfermeiro Rodrigo Tonelotti explicou sobre o suporte básico de vida, que consiste nos primeiros socorros a vítimas de parada cardiorrespiratória. “Realizamos inúmeros atendimentos em Votuporanga e a grande maioria é para este tipo de demanda. A importância desta qualificação é que nos auxilia e aumenta a sobrevida do paciente. Quando o Samu é acionado, levamos certo tempo para chegar e estas medidas realizadas de imediato são fundamentais”, disse.

Rodrigo destacou que as manobras utilizadas têm como objetivo a oxigenação dos órgãos vitais – coração, pulmão e cérebro. “A Associação Americana do Coração usa este protocolo dentro e fora de hospitais. O suporte consiste em reconhecer a parada cardiorrespiratória; acionar o serviço de emergência com a solicitação do desfibrilador; iniciando as manobras até que os profissionais cheguem e o paciente seja encaminhado para o hospital”, complementou.

Para diagnosticar uma parada, é preciso ficar atento quanto à inconsciência do morador, respiração anormal e ausência de pulsos em grandes vasos.

O enfermeiro contou que, até 2010, o método utilizado era ABC. “A primeira preocupação era em desobstruir as vias aéreas e depois fazer a massagem cardíaca. Após esta data, o sistema é CAB, focando na circulação. Depois de muito estudo, foi constatada a eficácia das massagens”, disse. A proporção permanece de 30 compressões para duas ventilações.

O curso faz parte da Brigada de Incêndio, que atende às exigências do Ministério do Trabalho e das normas técnicas do Corpo de Bombeiros que determina que empresas, condomínios, entre outras instituições, tenham profissionais com conhecimento técnico mínimo de combate e prevenção de incêndio. É composta por um grupo de funcionários treinados, organizados e capacitados para realizar atendimento em situações de emergência. Os treinamentos visam também prestação de primeiros-socorros e evacuação de ambientes.

Publicidade