GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Você sabe o que bichectomia

Usada para afinar as maçãs do rosto, a bichectomia, se tornou popular entre os famosos

Publicado em: 25 de outubro de 2016 às 19:31

Você sabe o que bichectomia
Usada para afinar as maçãs do rosto, a bichectomia, se tornou popular entre os famosos. Madonna, Angelina Jolie e Kin Kardashian são algumas das celebridades que aderiram a técnica. E a procura por reduzir as bochechas tem sido cada vez mais constante nos consultórios odontológicos. Com um nome no mínimo diferente, a bichectomia, procedimento cirúrgico que ficou popular entre as celebridades que querem deixar o rosto mais fininho, tem ganhado cada vez mais adeptos e despertado a curiosidade do público no Brasil. Além de fins puramente estéticos, tem sido adotada para combater bullying de "bochechão".

A bichectomia é uma cirurgia em que há a retirada total ou mesmo parcial de duas bolsas de gorduras presentes em cada lado da boca, entre o maxilar e a mandíbula, chamadas de bolas de Bichat. Essas bolsas de gordura estão presentes no corpo, não importa se a pessoa está ou não acima do peso.

A finalidade da bichectomia é puramente estética: reduzir o volume da parte de baixo do rosto e afinar o queixo. É um procedimento também indicado como intervenção em paciente que morde a bochecha ou para a extração de dente do siso.

Como qualquer procedimento cirúrgico, a bichectomia tem riscos que podem resultar em complicações. Vários nervos e artérias importantes passam justamente pela região onde são feitas as incisões. Um corte mal calculado pode acarretar perda de sensibilidade permanente nessa região, causando inclusive paralisia facial.

O cirurgião dentista Lalo Boretti, de Rio Preto, explica que a finalidade original do procedimento era odontológica e só mais recentemente passou a ser feito com fins estéticos. A principal indicação, segundo ele, era para quem mordia a bochecha porque tinha o corredor bucal muito estreito. Essa cirurgia veio para poder remover a bola de Bichat - que é uma bola de tecido adiposo - evitando o trauma da mordida.

Todas as pessoas possuem a bola de Bichat, porém, nem todo mundo se incomoda com a sua existência. A pessoa nasce com ela. Na infância, ela é importante para a sucção, para mamar, e depois que o indivíduo cresce não tem problema nenhum remover. "O indicado é realizar uma avaliação para saber se vale a pena fazer o procedimento. O tamanho dessa bola varia de pessoa para pessoa", afirma Boretti.

É uma cirurgia simples. No consultório odontológico o dentista tem tudo que precisa para a intervenção. É utilizada uma anestesia local, igual a usada para uma extração de dente. A incisão é de um centímetro e dá-se um pontinho depois para fechar. O pós-operatório é tranquilo, o paciente toma uma medicação por quatro dias e aplica bastante gelo para não inchar. É importante não pegar sol durante sete dias e também dar uma pausa na academia nesse período. Quanto a alimentação, é preciso evitar alimentos muitos duros e dar preferência a alimentos gelados. O procedimento dura em média 30 minutos

Publicidade