Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Dia Mundial da Luta Contra a Aids tem exames tem exames grátis

A ação é realizada pelo SAE até a próxima quinta-feira, 1º de dezembro

Publicado em: 24 de novembro de 2016 às 19:15

Dia Mundial da Luta Contra a Aids tem exames tem exames grátis
Começa em Votuporanga nesta sexta-feira (25), a Campanha “Fique Sabendo 2016”. A ação é realizada pelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado) DST/ Aids da Secretaria Municipal de Saúde até a próxima quinta-feira, 1º de dezembro, Dia Mundial da Luta Contra a Aids. A coordenadora do Programa DST/Aids do município, a enfermeira, Léa Bagnola, explica que neste período todas as unidades de saúde de Votuporanga farão o teste rápido gratuito para o HIV e a Sífilis.

A iniciativa tem o intuito de promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico para o início das ações de prevenção, cuidado e tratamento. “Neste ano usaremos o teste de fluido oral para o HIV, ou seja, a coleta da saliva para buscar anticorpos. Se der positivo será confirmado com o de sangue, tudo na hora. O exame de Sífilis será feito através da punção de sangue do dedo. O procedimento e resultado saem rapidamente” – esclarece Léa, que acrescenta, “os pacientes diagnosticados com os agravos serão por nós (equipe multiprofissional SAE) acolhidos e iniciarão o tratamento, que é gratuito”.

Toda população interessada pode e deve fazer o teste rápido. Antes de sua realização, o paciente deve dirigir-se até a unidade de saúde, para obter informações e horários em que os exames serão realizados.Para ser submetido às avaliações é necessário levar documento pessoal e cartão SUS e seguir previamente os seguintes cuidados: não fumar, tomar café, beijar, escovar os dentes e mascar chiclete 30 minutos antes do teste.As unidades de saúde de Votuporanga estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações sobre a Campanha “Fique Sabendo” podem ser obtidas no SAE, pelo telefone: 3405-1584.

Dia Mundial

O dia 1º de dezembro foi escolhido como o dia mundial de prevenção à Aids, doença transmitida por contato entre o sangue contaminado e o sangue não contaminado. A sigla AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida, mas sua origem vem do inglês – Acquired immunodefiecience syndrome (vírus humano da imunodeficiência).

A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer da mesma um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da Aids, amenizando o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da mesma.

No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença e os avanços da mesma pelo país.Normalmente, as pessoas que adquirem o vírus HIV desenvolvem várias doenças, pois o mesmo destrói os glóbulos.

Publicidade