Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Fim das rugas e marcas de expressão perto dos olhos

Não existe uma idade para realização da blefaroplastia, cirurgia das pálpebras ou região dos olhos

Publicado em: 17 de fevereiro de 2017 às 19:12

A pele do rosto, em especial das pálpebras, é uma pele fina e constantemente exposta ao sol e a todos os demais elementos externos do meio em que vivemos.Fatores internos, como variações no ritmo de renovação celular, perda de colágeno e dos tecidos de sustentação provocam alterações naturais nas diferentes camadas da pele. O envelhecimento da pele é um processo que depende das características destes dois fatores internos e externos combinados; assim como a maneira como interagimos com esses fatores. Quando é hora de recorrer à blefaroplastia?

Não existe uma idade ideal para a realização da blefaroplastia, cirurgia das pálpebras ou região dos olhos. É indicada geralmente a partir dos 35 a 40 anos, sendo que em pessoas de pele clara, isso se dá de maneira mais precoce. A busca pela cirurgia ocorre por causas diversas, entre elas, a estética é a mais observada, com queixas de olhar cansado, edema vespertino acentuado, excessos de bolsas de gordura (mais observado nas pálpebras inferiores) enfim, a motivação é a busca por uma aparência rejuvenecida.

Há também quem procura o procedimento por causas funcionais, onde o excesso de pele na pálpebra superior se projeta no campo visual, atrapalhando a visualização de atividades rotineiras como leitura . A cirurgia é indicada para pacientes que apresentem bom estado de saúde, mediante uma rotina pré-operatória adequada, com exames laboratorias e avaliação cardiologica e oftalmológica. Fumantes não são bons candidatos devido a dificuldades de cicatrizção.

Segundo o cirurgião plástico Paulo Miranda o procedimento pode ser feito em hospitais ou em clínicas desde que tenham instalações cirúrgicas adequadas, geralmente, é feita com anestesia local e uma leve sedação, ou seja, o pacietne dorme durante o procedimeto para maior conforto e tem alta em seguida, não sendo necessária a internação.

"Na primeira semana de pós-operatório observa se um acentuado edema nessa região podendo em alguns casos haver a presença de equimoses ou hematomas que tendem a desaparecer no decorrer de um semana. Após 15 dias em média, já se observa um resultado parcial. Os resultados finais são observados do terceiro ao sexto mês de pós-operatório. Os resultados são permanentes e tendem a melhorar com o o uso de cosméticos com indicação para o local", explica Miranda.

A regra básica é: levantou da cama, passa o protetor solar. E isso não importa a idade. "Então, a prevenção contra os raios UV vale para todos e não apenas para retardar ou minimizar os sinais de envelhecimento, como também para prevenir o câncer de pele", alerta o cirurgião plástico.

Conheça outros cuidados para tratar a região dos olhos:

Toxina botulínica

Os músculos que se encontram abaixo da fina pele da pálpebra são os responsáveis por permitir a abertura e o fechamento dos olhos. E em conjunto com todos os demais músculos da face, eles também são responsáveis pelas expressões faciais. Assim, estes músculos estão sempre se movimentando.

"A cada movimentação, a pele que recobre o músculo mexe junto com ele em um movimento contínuo de 'estica e dobra' sempre no mesmo lugar. Como uma folha de papel dobrando sempre no mesmo lugar. Com o passar do tempo, cria-se um vinco, que pode evoluir para linhas de expressão e, mais para frente, rugas mais profundas", explica o cirurgião plástico Paulo Miranda.

A toxina botulínica paralisa o músculo temporariamente, dando um "descanso" para a pele e evitando a formação das rugas. Indicada a partir dos 35 anos.

Preenchimento facial

A derme da pele tem vários elementos que a “sustentam” e, com o passar do tempo, ela também enfraquece. Conforme envelhecemos, perdemos colágeno e elastina (responsável pela elasticidade), o suprimento de sangue diminui, causando atrofia da pele, e a menor produção de óleos naturais provoca ressecamento.

Substâncias como o ácido hialurônico e a gordura corporal podem ser injetadas na pele para dar suporte às estruturas faciais e aos tecidos que perdem volume e elasticidade com o passar dos anos.

O volume dado à região por estas substâncias suaviza as rugas; mas as suas propriedades também podem devolver à pele sua aparência de frescor e suavidade.

Ablação

O peeling químico e o laser têm a capacidade de descamar a camada mais externa da pele (epiderme), e isto aumenta seu o tugor (hidratação) e melhora a sua textura.

O resultado dessa descamação é o estímulo à produção de colágeno e o surgimento de uma nova camada superficial da pele, que apresenta manchas mais reduzidas, cicatrizes mais atenuadas e linhas de expressão mais suaves.



Publicidade