COMEÇA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE
Secretaria Municipal de Saúde diz que cerca de 22 mil pessoas faz parte do público-alvo desta ação
Publicado em: 17 de abril de 2017 às 20:28
Tem início nesta segunda-feira (17/4) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A nova organização estabelecida pelo governo federal dispensará as doses em etapas, vacinando um grupo distinto a cada semana, sendo trivalente, com proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum).
Outra novidade anunciada pelo Ministério da Saúde é a ampliação dos grupos prioritários, que incluirá neste ano a vacinação de professores das redes pública e privada.Em Votuporanga, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 22 mil pessoas fazem parte do público-alvo desta ação, com nova meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de no mínimo 90%.
De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, as unidades de saúde de Votuporanga permanecerão abertas para vacinação, obedecendo ao calendário estipulado aos grupos prioritários. A partir desta segunda-feira, as doses estarão disponíveis a profissionais da saúde e pessoas com 60 anos ou mais. Na semana seguinte, no dia 24 de abril, a vacinação será ofertada para gestantes em qualquer período gestacional, puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 45 dias) e para crianças de 6 meses a 5 anos de idade. Pessoas com doenças crônicas receberão as doses a partir de 2 de maio e no dia 8 de maio aos professores.
Dia D
Em Votuporanga, o Dia D de intensificação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe será no dia 13 de maio (sábado), das 8h às 17h, em todas as unidades de saúde.
Sintomas
Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal.
Em 2017, o município contabiliza um caso de H3N2 e não há registro de H1N1.
Contágio e Prevenção
O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Medidas de prevenção à doença devem ser adotadas:
Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal; Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão; Fazer uso do álcool gel; Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar; Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes; Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outros Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal; Procurar assistência médica se surgirem sintomas compatíveis com os da infecção pelo vírus da influenza tipo A.
As pessoas que estiverem com a suspeita da doença devem fazer uso da máscara respiratória para interromper o ciclo de transmissão do vírus.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!