Dando continuidade ao controle de pragas na rede de esgoto de Votuporanga (desratização e desbaratização), na última quarta-feira (10/05), a Saev Ambiental realizou todo o processo também em Simonsen. O procedimento é feito anualmente por meio da aplicação de veneno diretamente nos poços de visita (PV), localizados nas vias públicas.Em Simonsen, foram 40 PVs passaram pelo controle preventivo das pragas. A desbaratização acontece por borrifação nas paredes internas dos poços, onde as baratas se concentram. Já a desratização é feita ao colocar iscas parafinadas no fundo das galerias. Em Votuporanga, a dedetização ainda acontece aos finais de semanas.
Para o superintendente da autarquia, Waldecy Bortoloti, o trabalho é uma importante medida no combate de doenças. “O controle de pragas no perímetro urbano é fundamental para a saúde pública. Baratas e ratos transmitem infecções e são portadores biológicos e mecânicos de diversos tipos de microrganismos podendo, portanto, contribuir significativamente para a incidência de surtos de doenças e epidemias”, destacou.
BaratasAlém da capacidade infestante e alta resistência às variações ambientais e climáticas, as baratas comem todo tipo de alimento, seja de origem animal ou vegetal, incluindo lixo e detritos. Dessa forma, contaminam alimentos e objetos, provocando doenças como disenteria, lepra, poliomielite e manifestações alérgicas como a bronquite asmática, podendo, ainda, agravar os riscos de infecções hospitalares.
RatosAs doenças transmitidas pelos roedores são a leptospirose, Hanta Vírose que são adquiridas através do contato com a urina de ratos contaminados; a Peste Bubônica, Pneumônica e Septicêmica que são adquiridas pelo homem através da pulga do rato; o Tifo Murino, a Febre da mordida de ratos, a Triquinose e a Salmonelose.