Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Dia de vacinação contra a gripe

Neste sábado (13/5), das 8h às 17h, nas unidades de saúde de Votuporanga e Policlínica

Publicado em: 12 de maio de 2017 às 19:16

O Dia D de intensificação da Campanha de Vacinação Contra Gripe será neste sábado (13/5), das 8h às 17h, nas unidades de saúde de Votuporanga e Policlínica. Serão vacinadas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários - profissionais da área da saúde, pessoas acima de 60 anos, gestantes, crianças (de seis meses até cinco anos de idade), puérperas (mulheres que deram à luz a menos de 40 dias), professores e portadores de doenças crônicas.

A campanha teve início no dia 17 de abril e 6.838 pessoas foram vacinadas até o momento, o que corresponde a 31,74% de cobertura. Dados da Secretaria Municipal da Saúde apontam cerca de 22 mil pessoas incluídas nos grupos prioritários pela campanha na cidade, e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% do total.



Sintomas

Os sinais e sintomas da gripe H1N1 são parecidos com os da gripe comum, mas podem ser mais graves e costumam incluir algumas complicações, como febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza e congestão nasal. Em 2017, o município contabiliza um caso de H3N2 e não há registro de H1N1.



Contágio e Prevenção

O contágio da gripe ocorre através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. O vírus também é transmitido da forma indireta, por meio das mãos que podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, após o contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.



Algumas medidas de prevenção à doença devem ser adotadas:

Tomar os cuidados gerais de higiene pessoal;

Lavar frequentemente as mãos com bastante água e sabão;Fazer uso do álcool gel;Usar lenços descartáveis para cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;Evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes;Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em superfícies ou objetos de uso coletivo, como maçanetas, telefones, entre outrosNão compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;

Publicidade