Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

ÚLTIMAS INSCRIÇÕES PARA SEMINÁRIO

I Seminário Interdisciplinar Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio de Votuporanga

Publicado em: 29 de agosto de 2017 às 18:50

Mais de 180 pessoas já se inscreveram para o I Seminário Interdisciplinar Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio, que será realizado nesta sexta-feira (1º/09) em Votuporanga. O encontro é gratuito e aberto à profissionais, estudantes, e população interessada e será das 7h30 às 12h, no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo).

É organizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e conta com a coordenação da rede de saúde mental do município, juntamente com o Senac Votuporanga, IFSP e Unifev.



Profissionais de diversas áreas e especialistas irão discutir os aspectos comportamentais de pessoas com ideias suicidas, o luto pelo suicídio e os números dessa violência autoprovocada no município e no Brasil. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), de janeiro a junho deste ano, 65 pessoas foram atendidas na UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) em Votuporanga, após tentativa de suicídio, e uma delas, foi à óbito.

O IFSP está localizado na avenida Jerônimo Figueira da Costa, 3014 - Pozzobon. Mais informações sobre o I Seminário Interdisciplinar Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio podem ser obtidas pelo (17) 3426-6700.

Ainda restam poucas vagas, para participar basta inscrever-se gratuitamente através do link http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=DYNAMIC,oracle.br.dataservers.ContentEventDataServer18,selectEvent&template=946.dwt&event=4374&unit=VOT

Setembro Amarelo



O I Seminário Interdisciplinar Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio marca em Votuporanga o início do Setembro Amarelo - uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Programação

7h30– Credenciamento e Coffe de abertura 8h– Composição da mesa das autoridades e abertura cultural 8h20– Apresentação do trabalho executado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida) – S.J.do Rio Preto 9h- Panorama das incidências de Suicídio no município de Votuporanga e atuação da Rede de Saúde Mental frente aos casos
Palestrante:Reinaldo Antônio de Carvalho – (Coordenador da Rede de Saúde mental do município de Votuporanga. Graduado em Enfermagem. Especialista em Saúde Mental e Especialista em Dependências Químicas pela UNIFESP/PROAD. Mestre no programa de Pós Graduação em Educação e Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de São Paulo/Unifesp). 10h– Os aspectos comportamentais do suicida e as possíveis formas de terapêutica Palestrante: Dr. José Rubens Naime - (Médico pela Escola Paulista de Medicina (1977). Especialista em Psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina (1979). Aprofundamento em Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientae (1986). Especialista em Psicologia Analítica pela Universidade São Francisco (1993). Especialista em Psiquiatria e Dependência Química pela Universidade de Santo Amaro (2005). Docente no curso de Medicina da UNIFEV).



11h- O luto pelo suicídio e o trabalho de Posvenção junto aos sobreviventes Palestrante: Vinícius Schumaher de Almeida - (Psicólogo pelo Centro Universitário de Votuporanga com ênfases em Psicologia da Saúde e Clínica Psicanalítica. Pós-graduando em teoria, pesquisa e intervenção em luto pelo Instituto de Psicologia 4 Estações de São Paulo. Fundador e coordenador do Núcleo de Apoio e Orientação ao Luto – NAOPE. Psicólogo Clínico).



12h- Encerramento com a formação do “laço amarelo humano”
Publicidade