Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

MAIS UM "MAIS MÉDICOS" É DESTINADO PRA VOTUPORANGA

Profissional do programa do federal foi recepcionado pelo prefeito João Dado

Publicado em: 10 de outubro de 2017 às 18:58

MAIS UM
O prefeito João Dado recepcionou nesta segunda-feira (9/10) em seu gabinete, o médico brasileiro, Dr. Tarley Vilella encaminhado a Votuporanga por meio do programa Mais Médicos do Governo Federal.A partir de agora, o clínico geral formado no Paraguai assumirá a função na Unidade de Saúde da Família “Josephina Pirotello Pesciotto (Dona Nina)”, no Pozzobon, pelos próximos três anos.

O prazo poderá ser prorrogado por mais três anos, caso haja extensão da permanência do profissional no Programa.Vilella é o segundo profissional encaminhado pelo Programa para Votuporanga. No início de setembro, a médica cubana Dra. Yulianne Barcelay Barrientos chegou ao município para os atendimentos na Policlínica “Dr. Alberto Pesciotto”.Assim como Yulliane, Vilella passou por um treinamento em Brasília/ DF durante 30 dias, ocasião em que escolheram o município de Votuporanga para atuação. A etapa é obrigatória para todos os médicos com registro no exterior.

Dra Yulliane já realiza os atendimentos normalmente. O médico assumirá os serviços na unidade, após a liberação do RMS (Registro do Ministério da Saúde), documento necessário que permite a sua atuação pelo Mais Médicos com validade restrita à permanência no Programa. Esta permissão será publicada no Diário Oficial da União nas próximas semanas. Yulianne é formada pela Universidade das Ciências Médicas de Guantánamo de Cuba em 2015. Tarley Vilella é natural de Fernandópolis e graduado pela Universidad del Norte de Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

Para o prefeito, o encaminhamento desses novos médicos ao município é um importante reforço para o atendimento e assistência à saúde da população. “Estamos avançando na área da saúde e com a participação desses novos profissionais do Programa, é certo que vamos garantir mais qualidade na atenção básica”.

Por aderir ao Programa, o município torna-se responsável pela concessão de moradia, alimentação e deslocamento do profissional. A habitação pode ser assegurada por meio de disponibilização de imóvel ou acomodação em hotel, bem como pela concessão de auxílio financeiro no valor mínimo de R$ 500 e máximo de R$ 2.500, para que o próprio profissional providencie sua moradia.

Programa Mais Médicos em Votuporanga

De acordo com o termo de renovação e compromisso assinado neste ano, quando o município renovou o contrato junto ao Programa Mais Médicos, a Secretaria Municipal da Saúde solicitou ao Ministério da Saúde providências para o encaminhamento de médicos para atuar na Atenção Básica de Votuporanga.

O Programa do Governo Federal faz parte de um amplo pacote de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que convoca médicos para atuar na atenção básica dos municípios.

Publicidade