A campanhaDezembro Laranja, promovida pelos cursos de Farmácia e Medicina da UNIFEV, promoveu atendimentos gratuitos à comunidade, na manhã do último sábado (dia 2), alcançando cerca de 500 pessoas.
As atividades celebraram o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, cuja finalidade é informar e alertar a população sobre a doença e os perigos da exposição excessiva ao sol.
Na oportunidade, os universitários de Farmácia, acompanhados pelas docentes Profa. Ma. Valéria da Cruz Oliveira de Castro, Profa. Ma. Cátia Rezende e Profa. Dra. Christiane Jordão, estiveram no Supermercado Laranjão, distribuindo protetores solares e panfletos explicativos à população.
“Mostramos os tipos de protetores solares, os níveis de proteção de cada um deles e as instruções corretas de uso dos produtos. Também sugerimos que as pessoas adotassem o hábito de utilizar sombrinhas, óculos de sol, chapéus e blusas de manga comprida, entre outras medidas”, destacaram as docentes.
Além do curso de Farmácia, a graduação em Medicina, por meio de sua Liga Acadêmica de Dermatologia, promoveu um trabalho de conscientização na Concha Acústica da cidade.
A médica dermatologista e responsável pela Liga, Profa. Esp. Adriana Vargas Bufulin, contou que o objetivo do evento foi chamar a atenção para alguns fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce.
“Nós, docentes da Instituição, juntamente com os alunos, estivemos mobilizados em identificar lesões suspeitas de Câncer de Pele, orientando as pessoas sobre o tratamento. Nosso objetivo foi abordar a importância do diagnóstico precoce, para que as chances de cura da doença sejam aumentadas”, explicou.
A dona de casa Euflosina Gavioli dos Santos, 70 anos, e o aposentado Alceu Rodrigues dos Santos, 74 anos, contaram que receberam muitas informações novas durante os atendimentos. “Vamos começar a seguir todas as orientações que nos passaram à risca. Ficamos sabendo que uma manchinha pode ser sinal de que algo está errado, antes nem dávamos atenção para isso”.
Dezembro Laranja A campanhaDezembro Laranja, promovida pelo quarto ano consecutivo, é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Câncer de Pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com176mil novos casos ao ano.