Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

FIQUE SABENDO DA SAÚDE

Foram realizados mais de 250 exames grátis na Concha Acústica

Publicado em: 08 de dezembro de 2017 às 18:54

O balanço preliminar da 10ª edição da Campanha “Fique Sabendo”, realizada entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro em Votuporanga apresentou números positivos quanto a adesão da população. A iniciativa foi da Secretaria da Saúde da Prefeitura organizada pela Coordenação Municipal IST/Aids e pelo Programa Estadual de IST/Aids.

Neste ano, a campanha contabilizou o total de 256 pessoas submetidas a testagem rápida gratuita de HIV e de sífilis nas unidades de saúde. Nenhum caso de HIV foi diagnosticado, ao mesmo tempo que, seis novos casos de sífilis foram diagnosticados e imediatamente acolhidos e encaminhados para o tratamento sigiloso que é ofertado pela rede municipal de saúde. Participaram dos testes rápidos 162 homens e 94 mulheres. Em 2016 foram realizados 113 exames, ou seja, em relação ao ano passado, esta edição da Campanha apresenta até agora um aumento de 100% no número de pessoas que realizaram a testagem.A Campanha tem o intuito de promover o acesso ao teste e ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico para o início das ações de prevenção, cuidado e tratamento. O Ministério da Saúde estima que 150 mil brasileiros vivam com HIV sem saber. Em 25% dos casos diagnosticados, a doença só é identificada em "estágio avançado de imunossupressão", quando o organismo já está debilitado.

Extramuros

Na tarde da última quarta-feira (6/12) a ação extramuros da Campanha “Fique Sabendo” contou com a parceria do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da região leste, estendo-se para o Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura. Toda a população que passou pelo local pôde ser submetida gratuitamente aos testes rápidos de HIV e sífilis. Apesar das más condições do tempo, a equipe atendeu mais de 41 pessoas em apenas três horas de testagem rápida de HIV e sífilis. “Mesmo com a instabilidade do tempo a adesão da população à campanha tem sido grande”, explica Léa Bagnola, coordenadora do Programa IST/ Aids em Votuporanga, que também atribui o sucesso da campanha as parcerias com instituições públicos e privadas do município. “As parcerias têm sido muito efetivas pra concretizar esse trabalho, como a Secretaria da Educação que através das escolas convidam os pais dos alunos a fazer o exame. Este ano, realmente atingimos mais do que esperávamos, a população tem nos procurado. Continuamos com a testagem extramuros neste mês de dezembro para mais diagnósticos precoces”, ressalta.O SAE Serviço de Atendimento Especializado (SAE) DST/Aids possui uma equipe multiprofissional de saúde e está localizado na Rua Minas Gerais nº 1850 – bairro São João e atende pelo 3405-1584. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.



Publicidade