A Secretaria de Saúde de Aparecida D’Oeste confirmou ontem (8), a morte de uma idosa de 83 anos que foi diagnosticada com o vírus H3N2.De acordo com a secretaria, a morte foi provocada por uma síndrome respiratória aguda grave e teve complicações por conta do quadro de diabetes e insuficiência cardíaca.
A Vigilância Epidemiológica disse que a morte da idosa foi um caso isolado e que nenhuma outra notificação por gripe H3N2 foi registrada na cidade.
Sintomas e tratamento A gripe - tanto a H1N1 quanto a H3N2 ou a Influenza B - tem como sintomas febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações e dor de cabeça.
É importante distinguir a gripe do resfriado comum, que é muito mais leve, com sintomas menos graves como coriza, mal estar, dor de cabeça e febre baixa.
O tratamento deve envolver boa hidratação, repouso e uso do antiviral específico, prescrito pelo médico.
É importante que o paciente consiga tomar a medicação nas primeiras 48 horas do início dos sintomas, para que a eficácia seja maior. O tratamento também pode envolver o uso de analgésicos para aliviar os sintomas.
(TVTEM/G1)