Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

SAÚDE DE VOTUPORANGA DE PLANTÃO NO SÁBADO

Postos abertos até as 16 horas pra atendimento a mulheres

Publicado em: 23 de outubro de 2018 às 18:46

SAÚDE DE VOTUPORANGA DE PLANTÃO NO SÁBADO

Sábado (27/10) é o Dia D do Outubro Rosa em Votuporanga, dia de intensificação das estratégias de prevenção ao câncer de mama e ao colo de útero em todas as unidades de saúde. A data é voltada às mulheres para a realização dos exames preventivos, com a coleta de papanicolau, solicitação de mamografia, exames clínicos das mamas e orientações sobre o autoexame das mamas. As unidades contarão com uma programação especial direcionada a qualidade de vida e a saúde feminina, das 8h às 16h, por isso é importante que as pacientes informem-se antecipadamente em suas unidades. A ação é promoção da Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

É recomendado que as mulheres realizem preventivamente esses exames, mesmo que não haja alterações, para o controle do câncer de mama. Segundo o Inca - Instituto Nacional do Câncer as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia.

Os profissionais das unidades estarão preparados para orientar as pacientes neste dia sobre a prevenção do câncer de mama, que consiste na realização de autoexame das mamas, mamografia (se necessário) e exame de papanicolau, conta a enfermeira responsável pelo Programa de Saúde da Mulher, Karen Silva. Em 2017, 800 mulheres participaram das ações do Outubro Rosa no município. “É necessário que as mulheres compreendam a necessidade de realizar todos esses exames para se prevenir. Essa ação é uma forma de estimular a prevenção. É válido destacar que os exames clínicos preventivos estão sendo realizados durante todo o mês de outubro em nossas unidades de saúde”, destaca a enfermeira.

O Outubro Rosa é uma campanha nacional que visa à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, duas das maiores causas de morte da população feminina no Brasil.



Outubro Rosa

A campanha foi criada no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. O governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do Outubro Rosa a partir de 2010.

Publicidade