Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

SIMPÓSIO DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

IV Simpósio de Doação e Transplante de Órgãos dia 31

Publicado em: 25 de outubro de 2018 às 17:29

Na próxima quarta-feira (31/10), a Câmara Municipal será palco de muita informação relevante. A Santa Casa de Votuporanga, em parceria com a Liga Acadêmica de Transplantes de Tecidos e Órgãos do curso de Medicina da Unifev, promove o IV Simpósio de Doação e Transplante de Órgãos a partir das 19h.

A capacitação é aberta para toda comunidade, com ênfase nos estudantes, profissionais de saúde. O Simpósio visa conscientizar sobre o tema, apresentando a realidade e os desafios enfrentados.

Às 19h05, o presidente da Liga, Pablo Guidorzi Gurther, discursará no evento. Na sequência, a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa, Kelly Trindade Almeida, explicará sobre o papel do enfermeiro na captação de órgãos.

Após esta palestra, o coordenador da Organização da Procura de Órgãos (Hospital de Base), Dr. João Fernando Picollo, dará detalhes do processo de doação e transplante. Valdir Junior irá ressaltar o papel do psicólogo.

Às 20h30, o cirurgião Dr. Márcio Pimentel discutirá sobre o transplante de coração. Finalizando a programação, Leandro Gomes falará sobre fisioterapia no procedimento do pulmão.

Kelly Almeida destaca a importância do evento. “A conscientização da população é primordial para que a captação de órgãos ocorra de fato. Somente realizamos procedimento quando a família autoriza e, sem dúvidas, quanto mais informação, mais fácil este contato. Queremos propor discussões, envolvendo diversos profissionais que atuam no processo para trocarmos experiências”, afirmou.

A Santa Casa já captou 405 órgãos (córneas, rins, fígado e coração) até setembro, em cinco anos de serviços. A Instituição está em seleta lista de Hospitais do Estado de São Paulo com os melhores números relacionados ao processo, graças ao envolvimento das equipes multidisciplinares.

O provedor da Santa Casa, Luiz Fernando Góes Liévana, convidou a população. “Doar órgãos é o ato mais nobre do ser humano. É no momento de dor, os familiares optarem por salvar alguém. É muito importante que todos saibam como atua a Comissão Intra-Hospitalar de Transplante para que possamos atender mais pessoas que aguardam uma chance de viver”, afirmou.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.guicheweb.com.br/doacaoetransplantedeorgaos. Mais informações no telefone 3405-9133, ramal 285.

Publicidade