Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

UROLOGISTA ROBSON MANFREDI FALA SOBRE PRÓSTATA

Dicas do médico da Santa Casa na campanha Novembro Azul

Publicado em: 14 de novembro de 2018 às 18:39

UROLOGISTA ROBSON MANFREDI FALA SOBRE PRÓSTATA
O câncer de próstata é a segunda principal causa de óbitos entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Com este cenário, nasceu a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar e prevenir a doença, destacando a importância do diagnóstico precoce.
O programa Dica de Saúde, produzido pela Santa Casa de Votuporanga, convidou o urologista Dr. Robison José Manfredi para a edição desta semana, para esclarecer as dúvidas dos internautas.
Dr. Robison fez um panorama do câncer de próstata no Brasil. “O cenário é bem otimista, os homens estão buscando mais urologistas. A cada sete minutos, se faz um diagnóstico de câncer no mundo e a cada 40 minutos, morre uma pessoa. De cada 100 pacientes, um quarto vão fatalmente falecer. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) espera 70 mil novos casos neste ano”, afirmou.
Ele destacou que a doença não apresenta sintomas. “Somente em estágio muito avançado. Depois de vários anos de duplicação, atinge ossos, com sintomas de dores, mas raramente vai ter sangramento na urina”, disse.
Exames
O profissional falou da importância de exames. “Antes, a Sociedade Brasileira de Urologia pedia para homens com 40 anos fazer avaliações. Hoje, a partir dos 50 anos impreterivelmente e aqueles de algum antecedente familiar ou de raça negra devem procurar precocemente, aos 45 anos”, explicou.
Ele ressaltou que o toque retal é indolor e simples. “Junto a isso, exame de PSA, de sangue, consegue diagnóstico em praticamente 95% dos casos. Quanto mais precoce diagnóstico, mais fácil de curar. Há cirurgias, radioterapia, medicações, entre outros”, complementou.
Cuidados com alimentação
Dr. Robinson destacou alguns cuidados importantes. “As gorduras polisaturadas, frituras, gorduras de porco aumentam chance de câncer, principalmente de próstata. Paralelo a isso, existem vegetais que estão na prevenção como tomate e castanha. A Dica é que o homem tenha vida mais saudável, com menos estresse, mais rica em frutas e vegetais e que faça prevenção anual”, finalizou.
Assista o vídeo completo na nossa página: www.facebook.com/santacasadevotuporanga
Publicidade