Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

PREFEITURA PROMETE MAIS CASTRAÇÃO DE ANIMAIS EM JUNHO

Última etapa do Programa de Castração preencheu 832 vagas

Publicado em: 10 de janeiro de 2019 às 19:06

O Programa Municipal de Castração de Cães e Gatos em Votuporanga terá o número de vagas ampliado a partir de junho deste ano. Ao todo serão mais de 2,2 mil animais a serem castrados, a partir da quarta etapa de castrações realizadas gratuitamente pela Prefeitura de Votuporanga, por meio do Centro de Proteção à Vida Animal (CPVA), órgão vinculado ao Fundo Social de Solidariedade do Município. A previsão é de que as inscrições para a próxima etapa do Programa sejam abertas no início do mês de junho.

Uma das prioridades da gestão do Prefeito João Dado é o fortalecimento das ações voltadas à proteção da vida animal; que juntamente com a primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica de Carvalho, defendem uma eficiente política pública, garantindo o bem-estar animal em todas as suas esferas.

A terceira etapa do Programa de Castração, teve suas inscrições abertas entre 7 e 9 de janeiro, ofertando 832 vagas para a cirurgia de castração de cães e gatos domésticos. Desse total, conforme estabelecido em legislação, 10% das castrações devem obrigatoriamente ser destinadas às Ongs, protetores independentes e para pessoas que, comprovadamente, cuidam de animais de rua. É importante destacar, que o objetivo primeiro deste Programa é, inclusive, atender com prioridade, pessoas de baixa renda ou que estão incluídas em algum programa social.

A equipe do CPVA, recebeu nesses três dias de cadastros, um número de inscrições além do esperado, com base nas etapas anteriores. Portanto, todos os cadastros efetivados no setor, após atingir a cota, serão encaminhados para uma lista de espera. Em caso de desistência da vaga, a cirurgia poderá ser agendada, caso contrário, será automaticamente recadastrado na próxima etapa do Programa.



Recanto dos Focinhos

A fim de atender e acolher os animais, segue em plena execução as obras de construção da sede do Recanto dos Focinhos. A unidade localizada no 6º Distrito Empresarial está sendo erguida em uma área de 28,7 mil m² localizada às margens da Estrada Municipal VTG 342, próxima ao Centro de Zoonoses “Danilo Galera”. A estrutura passa pela etapa de finalização da alvenaria, para que na sequência, as equipes da Prefeitura estejam empenhadas na execução das obras do sistema de esgoto. Todo o projeto, bem como materiais e mão de obra utilizados são da Prefeitura.

A área já conta com um galpão de mais de 700 m² onde estão sendo construídos diversos canis e gatis, uma sala veterinária onde serão realizados os atendimentos médicos, recepção, banheiros, depósito e zeladoria. No total desta primeira etapa, serão construídos cerca de 1.200 m² de área.

“Diversos avanços na luta a favor dos animais estão sendo implementados desde o início do nosso governo. O Recanto dos Focinhos é uma das nossas grandes conquistas na área da proteção animal em Votuporanga. Mônica e eu, entusiastas nesta importante causa, não mediremos esforços para proporcionar a melhoria na qualidade de vida dos nossos companheiros de pêlos”, ressalta o Prefeito.

Mais Ações

Além da construção da área que abrigará os animais, também estão sendo desenvolvidas outras ações previstas na Lei Municipal 345/17, e o programa de castração municipal como forma de controle populacional, estão o trabalho de atendimento e combate aos maus-tratos e abandono, que já está sendo realizado pelo Centro de Proteção da Vida Animal, entre outras.

Publicidade